Alimentação na escola

Alimentação na escola

Colégio Santa Maria

23 Novembro 2016 | 08h04

Autoria: Karine Ramos e Fernanda Lugatto

O hábito de uma alimentação saudável começa com a diversidade de alimentos oferecidos às crianças desde cedo.

Essa variedade de cores, aromas e sabores possibilita o desenvolvimento dos sentidos e, consequentemente, da percepção, que é efetivada com a colaboração de cada sentido segundo suas especificidades, ou seja, quanto mais capazes de olhar, ouvir, sentir e degustar, mais apurada será nossa percepção, que por sua vez é ferramenta fundamental na educação e construção do conhecimento das crianças.

Na Educação Infantil do Colégio Santa Maria, a culinária tem um destaque especial e é um momento muito apreciado pelas crianças. Afinal, quem não gosta de preparar delícias e depois comer em companhia dos amigos?

As crianças participam ativamente: ajudam na escolha das receitas, exploram os ingredientes, adicionam um a um na tigela, mexem, experimentam, diferenciam sabores e cheiros, misturam tudo e aprendem muito.

A atividade é um excelente recurso pedagógico, pois os alunos podem observar o processo de mistura e transformação dos ingredientes; a cozinha, que é a sala de aula preparada para este fim, se converte em um autêntico laboratório e fonte de informação, repleta de aprendizagens de Física, Lógica, Matemática, Linguagem e Ciências. Ao serem convidadas a fazer, as crianças acabam por conhecer e descobrir novas cores, aromas e sabores. E assim que a receita fica pronta, degustam com muito prazer!

Neste fazer, o olhar investigativo também é desenvolvido, pois elas exploram, observam, investigam, elaboram hipóteses. É um fazer repleto de saber-sabor, como dizia Rubem Alves.

2311_IMG_2904 2311_IMG_2920 2311_IMG_2936 2311_IMG_2967