Adaptando contos para histórias em quadrinhos

Adaptando contos para histórias em quadrinhos

Colégio Santa Maria

01 Agosto 2016 | 13h30

Autoria: Melissa Ferronato

Mergulhando no fascínio da civilização egípcia, as turmas do 6º ano do Fundamental II do Santa Maria viveram a experiência de adaptar contos egípcios para história em quadrinhos.  Os trabalhos foram feitos em parceria com a equipe da biblioteca, que disponibilizou um interessante acervo sobre o Egito para que os alunos pudessem consultar.

Os grupos puderam escolher entre duas narrativas adaptadas do livro Contos e lendas do tempo das pirâmides (O faraó Snefru e a joia perdida e O Faraó Djêser e a cheia do Nilo), de Christian Jacq, para transformá-las em história em quadrinhos.

Após estudo sistematizado do gênero, que envolveu toda a peculiaridade dessas narrativas, como formato de balões, uso de onomatopeias, cores, organização das vinhetas etc, os alunos começaram o trabalho, que envolveu estudo prévio do texto, planejamento quadro a quadro dos desenhos e das falas das personagens, pesquisa de imagens sobre a civilização egípcia para ambientação, desenhos e acabamento.

Concomitante com as aulas de Língua Portuguesa, as aulas de História trabalharam o Egito Antigo, estudo que ofereceu, também, um importante repertório para a construção das histórias.

O resultado foi bastante rico. Foi possível perceber o envolvimento dos alunos durante o processo de execução da atividade, que exigiu entrosamento com o grupo de trabalho e tomada de decisões entre os componentes.

0108_IMG_7727 - Copia 0108_IMG_7787