A importância do faz de conta na Educação Infantil

A importância do faz de conta na Educação Infantil

COLÉGIO SANTA MARIA

21 de setembro de 2021 | 06h00

Autoria: Fatima Regina F. T. Perazzoli

O faz de conta é um importante aliado do desenvolvimento infantil, permitindo que as crianças interpretem e ressignifiquem o mundo e situações cotidianas. Ao explorar o espaço e diferentes materiais, elas têm a oportunidade de criar brincadeiras nas quais a imaginação as faz viver aventuras, viajar para lugares distantes e se transformarem em personagens como piratas, super-heróis, princesas, dinossauros, entre outros. Dessa maneira, desenvolvem habilidades cognitivas, socioemocionais, afetivas e motoras.

Nas brincadeiras de faz de conta, uma pedra transforma-se em banco e gravetos, em fogueiras fictícias. Assim, varinhas e espetos assam deliciosos marshmallows e um bom peixe, troncos de árvores viram caldeirões que recebem diferentes elementos naturais como folhas e terra, ingredientes especiais para o preparo de poções mágicas.

Por meio dessa divertida brincadeira, as crianças da Educação Infantil do Colégio Santa Maria desenvolvem a imaginação, vivenciam papéis e interagem consigo mesmas, com os colegas, adultos e o mundo que as cercam. Exploram e se expressam por meio de diferentes linguagens, buscam soluções frente às situações-problema e exercitam a sua autonomia. Além disso, colocam em ação seus saberes, elaboram teorias e estabelecem relações com a natureza, os objetos e suas características, apropriando-se de novos conhecimentos.

Como nos diz Severino Antônio e Katia Tavares[1], “[…] Com o fazer de conta, as crianças recriam imaginariamente a vida, a partir de semelhanças. Brincam de transformações e de transformarem-se, jogam com representações simbólicas, descobrem e inventam metáforas, constroem e vivenciam múltiplas metamorfoses.”

[1] O Voo dos que ensinam e aprendem: uma escuta poética (Cachoeira Paulista, Passarinho, 2020, p.75)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.