COLÉGIO SANTA MARIA
26 de agosto de 2021 | 07h00
Autoria: Gisele Magalhães Coli
Na Educação Infantil do Santa Maria, um dos focos de desenvolvimento é a oralidade. Reconto, parlenda, trava-língua, brincadeira cantada, cantiga de roda e poesia são propostas que possibilitam que as crianças ampliem o vocabulário, memorizem trechos e falas, utilizem expressões e palavras que aparecem nos diversos contextos, fiquem atentas à sequência dos acontecimentos e percebam que a escrita dos diferentes portadores comunica.
São encontros que promovem a construção de bases sólidas para que as crianças participem plenamente de situações orais, onde a imaginação, a emoção e o pensamento crítico e criativo evocam sensações e lembranças afetivas. Nesse caso, por conta dos ritmos melódicos, das rimas, repetições e do próprio caráter lúdico. Além disso, por meio dessa multiplicidade de experiências, é possível trabalhar aspectos da consciência fonológica, tão necessários para o processo de alfabetização.
“Passar a peneira menina”, falar com o “tatu tá aí?” ou “ir à feira comprar uva para encontrar uma coruja” são momentos preciosos para que a criança viva a diversidade cultural, a ampliação de acervos por meio de narrativas e brincadeiras da tradição popular.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.