A culinária como ferramenta de aprendizagem

A culinária como ferramenta de aprendizagem

COLÉGIO SANTA MARIA

25 de maio de 2021 | 07h00

Autoria: Fernanda Lugatto, professora do Pré A

“Muito mais que consumo, aquilo que nos alimenta também conduz emoções, aprendizado social, evocação de memórias e pertencimentos” – Sidney Mintz

Dentre as diversas situações de aprendizagem para a Educação Infantil do Santa Maria, a culinária tem um destaque especial e é um momento muito apreciado pelas crianças. Afinal, quem não gosta de preparar delícias e depois comer em companhia dos amigos?

A atividade é um excelente recurso pedagógico, pois as crianças observam o processo de mistura e transformação dos ingredientes e descobrem novas cores, aromas e sabores. Além de vivenciarem experiências relacionadas a oralidade e escrita a partir da receita, noções de quantidades, medidas, alimentação saudável, origem dos alimentos, alimentos de outras culturas, a dinâmica enriquece o vocabulário, o trabalho em equipe e a conscientização sobre o desperdício.

Durante a culinária, as crianças participam ativamente: ajudam na escolha das receitas, exploram os ingredientes, adicionam um a um na tigela, mexem, experimentam, misturam tudo e aprendem muito. Depois de pronto degustam com muito prazer. Enfim, uma aula repleta de experiências, afeto, sabores e muitos saberes!

  

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.