A convivência na diferença ou a intolerância do bullying?

A convivência na diferença ou a intolerância do bullying?

Colégio Santa Maria

03 Julho 2015 | 07h00

Atividade no Ensino Médio proporcionou intenso debate e conscientização sobre o bullying nas escolas

Como todo espaço social, a escola proporciona um ambiente de trocas e relações interpessoais com diferentes reações, resistências e interesses que muitas vezes geram a intolerância que, por sua vez, se manifesta como  bullying.

Mas como podemos identificar os atos de bullying? Em que contexto e de que forma se manifestam? Que ações podemos desenvolver para restringir os seus efeitos?

0307_DSC04468

Pensando nisso, no último dia 22 de junho, foi realizada uma grande atividade que envolveu todos os alunos do Ensino Médio do Santa Maria. Inicialmente, tivemos a apresentação da peça “O Alvo” – espetáculo concebido especialmente para servir de ferramenta à discussão sobre bullying dentro das instituições de ensino. Amparado por uma intensa pesquisa sobre o tema, o enredo da peça parte do ponto de vista do agressor e não do agredido, trabalhando aspectos até então poucos articulados: a vitimização, as relações desiguais de poder entre os pares e a estrutura social dentro da escola.

0307_DSC04539

Em seguida, tivemos a realização de um debate entre atrizes, alunos e professores. Foram também formados grupos de discussão sobre algumas ideias relacionadas ao tema, como os diferentes tipos de bullying identificados no ambiente escolar, os motivos e interesses que envolvem o agente e o alvo de uma situação de bullying, a identificação de como ele surge e quais as ações que podemos ter, as reações esperadas em relação aos pais e à escola diante de uma situação real.

A atividade terá continuidade em setembro, na Semana Pe. Moreau, com a presença de pais e alunos. Se você quiser conferir, a peça “O Alvo” está em cartaz até o dia 29/08 no Teatro Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi –  sábados às 17h30.

Mais conteúdo sobre:

bullyingdebateeducaçãoteatro