Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Escola -- um lugar ao sol!

Maria Zélia Dias Miceli

PUBLICIDADE

Por Colégio Santa Amália
Atualização:

 

Sabe-se que as escolas inovadoras procuram, hoje, desenvolver as metodologias ativas, por considerarem a inteligência em todos os aspectos, não somente o acadêmico, mas também o social, emocional e comportamental.

PUBLICIDADE

Tais metodologias colocam os alunos em contato com as habilidades do futuro, devido a suas participações ativas. São elas: pensamento crítico e aprendizagem ativa; criatividade e originalidade; resolução de problemas complexos; flexibilidade cognitiva; inteligência emocional; trabalho em equipe; gestão de pessoas; negociação; tomada de decisões e orientação a serviços.

Vários estudos apontam que os alunos assimilam melhor os conteúdos estudados por meio da prática, tornando mais consolidada a aprendizagem. Os métodos ativos são os que apresentam melhor resultado quanto à aquisição de conhecimento e consolidação da aprendizagem. Dessa forma, preparam os alunos para desenvolverem seus projetos de vida tanto naquilo que eles querem ser quanto o que eles vão fazer em certos momentos de suas vidas.

O projeto de vida na escola faz parte da metodologia de projetos, de aprendizagem ativa de valores, competências para que cada estudante encontre relevância, sentido e propósito no seu processo de aprender e o integre dentro das suas vivências, reflexões, consciência, visão de mundo. A colaboração dos pais é fundamental para o sucesso da escola nesta visão de um currículo personalizado, baseado em projetos, com o eixo no projeto de vida.

Quanto mais avançarmos em conhecimento, valores, competências e práticas de vida, mais ajudaremos nossos alunos a perceberem que eles também podem desenvolver suas próprias trilhas de aprendizagem ao longo das suas vidas.

Publicidade

 

Maria Zélia Dias Miceli

Educadora

Colégios Santa Amália

 

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.