Colégio Salesiano
07 de outubro de 2019 | 11h52
O Colégio Salesiano Santa Teresinha inaugurou, este ano, dois novos ambientes tecnológicos: o espaço Maker e o Learning. Auxiliando nas aulas, o espaço Maker é utilizado para a realização de projetos hands on, ou seja, os alunos criam seus produtos utilizando-se de ferramentas, máquina de corte à laser, impressoras 3D, entre outros recursos. Já no Learning, os projetos são de metodologias ativas como ensino híbrido, aprendizagem colaborativa, gamificação, etc.
Um dos espaços é equipado com uma impressora 3D, já utilizada em alguns projetos, como por exemplo no “Arquitetos do Passado”, em que os alunos desenvolveram seus feudos no Minecraft e depois estes foram impressos em 3D. O inverso também acontece, ela foi usada para o desenvolvimento de peças para uso dos professores em sala de aula, como células e um néfron.
Em tempos de tecnologia, a escola precisa aliá-la aos estudos. O coordenador de TE do Colégio, Felippe Zancarli, diz que hoje é impossível uma área viver sem a outra, a geração é altamente high tech, imersa em tecnologia e soluções ágeis. Ter um espaço que torna isso possível é primordial. “Basta ver e sentir a reação dos nossos alunos a cada aula nos espaços, melhor do que o sentimento deles é o retorno que os professores têm dado para esses tipos de projetos”, complementa o coordenador.
Ensinar é liderar. Mais do que trazer recursos que estão disponíveis na vida desses jovens, é formá-los, torná-los capazes de adquirir habilidades que o mercado de trabalho hoje exige. “O aluno é o centro do processo e ter esse recurso é totalmente agregador para o aprendizado na escola. Desde que começamos, percebemos que os resultados obtidos são melhores, tanto no desenvolvimento dos alunos, habilidades práticas e socioemocionais como na qualidade dos ‘produtos’ criados por eles”, diz o professor.
Entre os projetos criados pelos alunos dentro dos espaços, estão:
Maker – Espaço destinado a realização de projetos hands on.
Maker:
Espaço Learning – dedicado a projetos de metodologias ativas.
Learning:
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.