Política para crianças e adolescentes
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Política para crianças e adolescentes

Colégio Salesiano

24 Setembro 2018 | 11h57

Como os pais e a escola podem contribuir com este assunto?

*Por Carla Patrícia Gonçalves e Professor Victor Callari

Em um mundo conectado em que as informações circulam facilmente pelos mais variados meios de comunicação e redes sociais, é importante saber como transferir valores significativos aos adolescentes e jovens relacionados à política. Estamos em um ano de eleições presidenciais em que as discussões crescem e muitas vezes geram conflitos por conta da ignorância e até mesmo extremismo político, portanto é importante que as famílias transmitam em casa os valores éticos, princípio de coletividade e respeito.

Diante de uma sociedade cada vez mais politizada e preocupada com o futuro da nação, a família e a escola devem estimular nos jovens um senso crítico com boas bases para que eles desenvolvam seu próprio conceito sobre a política, sem que haja interferências externas.

É comum, nesta fase de transição em que os adolescentes se tornam adultos, que surja o desejo de mudança, de querer um mundo melhor e de procurar entender o ambiente em que vivem.  Por isso, os pais precisam orientar seus filhos para que eles entendam seu papel de atuação, sem incentivo partidário.

A escola nesse sentido também tem um papel importante, mas não cabe a ela estimular a polarização política, ou seja, colocar o assunto numa questão competitiva de ideologias e sim trazer ações que orientem seus alunos a construírem seus princípios políticos, sempre pautados num ideal de justiça e liberdade. Mostrar que muito mais que uma rotatividade de governos ou alternância de poder, esses princípios simbolizam o essencial da democracia e que o governo é dos cidadãos que, periodicamente é preenchido por um representante.

Já os professores devem ter muito cuidado para não influenciar seus alunos diretamente na escolha do candidato ou partido de sua preferência. A sala de aula deve ser um espaço aberto para diálogo, debate e discordâncias e os alunos devem se sentir à vontade para manifestar suas opiniões com respeito.

Por fim, o papel da família e da escola é o de promover debates e leitura de diferentes vertentes ideológicas que são essenciais na promoção de um espaço escolar e gerar o direito à participação política e ao diálogo.

Votos e eleições são meios para que o pensamento do povo se realize, portanto, é necessário que os eleitores saibam pensar. Política não é só políticos, é aprender a estabelecer relações coletivas para o bem-estar de todos. E não há espaço melhor para essa discussão do que a escola.

Victor Callari – Professor de História do Colégio Salesiano Santa Teresinha. Possui mestrado em História e Historiografia pela Universidade Federal de São Paulo (2016), na linha de pesquisa Política, Cultura e Saberes. É especialista em “História, Sociedade e Cultura” (2010) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Licenciatura em História (2007) pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Carla Patrícia Gonçalves – Professora de Geografia e História do Colégio Salesiano Santa Teresinha. Formada em História e Geografia, 23 anos de magistério. Autora de livros direcionados a História da África e indígena. Especialista na interdisciplinaridade de História, Arte e Literatura.