O Sistema Preventivo de Dom Bosco
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

O Sistema Preventivo de Dom Bosco

Colégio Salesiano

21 Fevereiro 2018 | 10h04

O Colégio Salesiano Santa Teresinha desenvolve seu trabalho por meio de três pilares: Razão, Religião e Amorevolezza.

* Por Marilda Martins P. de Souza

O Colégio Salesiano Santa Teresinha, inspirado em Dom Bosco, fundador da obra salesiana, procura desenvolver seu trabalho educacional tendo como base o Sistema Preventivo. Esse sistema apresenta três grandes pilares que norteiam toda a educação salesiana. São eles:

Razão – Como todo colégio, temos por meta ter um trabalho pedagógico de primeira linha em que os alunos são incentivados a estudar não apenas para obter resultados, mas para desenvolver toda a capacidade intelectual que apresentam. O jovem atual tem muitas outras influências e motivações que não estudo.   O que é natural nessa fase da vida. Buscar novos desafios, novas atividades, convivência social e tantas outras variáveis ajudam o jovem a amadurecer e tornar-se um adulto criativo e responsável.  A capacidade intelectual, o trabalho com raciocínio lógico, tornar o aluno um protagonista do seu próprio conhecimento são desafios diários para todos nós educadores. Os recursos que a atualidade apresenta podem ser grandes colaboradores desse trabalho.

Religião – Independente do credo, a relação que devemos incentivar com o transcendente é fundamental para os princípios e valores da nossa vida. Somos colaboradores para o crescimento humano e cristão. Dessa forma, também contribuímos para uma sociedade mais justa e fraterna e para a formação de homens e mulheres preocupados com o outro e o bem coletivo.

Somos um colégio católico, temos alunos de outros credos, porém alguns valores como respeito, dignidade e valorização do outro são básicos para a formação do jovem hoje.  Naturalmente o apoio e exemplo da família são imprescindíveis. A educação formal hoje precisa ter critérios comuns – família e escola.

Amorevolezza – Palavra sem tradução, mas que se aproxima de – carinho – afeto.

Dom Bosco sempre valorizou a acolhida, a forma de tratar.  Dizia que o jovem não pode apenas ser amado, precisa se sentir amado.

Quem de nós não gosta de ser amado? Na relação educador – educando isso é fundamental. A relação de confiança estabelecida permite um vínculo que deixa marcas positivas para toda a vida.  Esse desafio forma jovens seguros e amados, que certamente reproduzirão na sociedade em que vivem esse amor educativo.

Razão- Religião e Amorevolezza – Formam um tripé fundamental  para a proposta salesiana de educação. Dessa forma, sempre seremos como a letra da música “Somos Dom Bosco que caminha…” e como Dom Bosco, continuaremos a caminhar com os jovens e para os jovens.  Essa é a nossa grande certeza!

 

* Marilda Martins P. de Souza é diretora pedagógica do Colégio Salesiano Santa Teresinha.

Mais conteúdo sobre:

Colégio Salesiano Santa Teresinha