Colégio Salesiano
21 de fevereiro de 2018 | 10h04
O Colégio Salesiano Santa Teresinha desenvolve seu trabalho por meio de três pilares: Razão, Religião e Amorevolezza.
* Por Marilda Martins P. de Souza
O Colégio Salesiano Santa Teresinha, inspirado em Dom Bosco, fundador da obra salesiana, procura desenvolver seu trabalho educacional tendo como base o Sistema Preventivo. Esse sistema apresenta três grandes pilares que norteiam toda a educação salesiana. São eles:
Razão – Como todo colégio, temos por meta ter um trabalho pedagógico de primeira linha em que os alunos são incentivados a estudar não apenas para obter resultados, mas para desenvolver toda a capacidade intelectual que apresentam. O jovem atual tem muitas outras influências e motivações que não estudo. O que é natural nessa fase da vida. Buscar novos desafios, novas atividades, convivência social e tantas outras variáveis ajudam o jovem a amadurecer e tornar-se um adulto criativo e responsável. A capacidade intelectual, o trabalho com raciocínio lógico, tornar o aluno um protagonista do seu próprio conhecimento são desafios diários para todos nós educadores. Os recursos que a atualidade apresenta podem ser grandes colaboradores desse trabalho.
Religião – Independente do credo, a relação que devemos incentivar com o transcendente é fundamental para os princípios e valores da nossa vida. Somos colaboradores para o crescimento humano e cristão. Dessa forma, também contribuímos para uma sociedade mais justa e fraterna e para a formação de homens e mulheres preocupados com o outro e o bem coletivo.
Somos um colégio católico, temos alunos de outros credos, porém alguns valores como respeito, dignidade e valorização do outro são básicos para a formação do jovem hoje. Naturalmente o apoio e exemplo da família são imprescindíveis. A educação formal hoje precisa ter critérios comuns – família e escola.
Amorevolezza – Palavra sem tradução, mas que se aproxima de – carinho – afeto.
Dom Bosco sempre valorizou a acolhida, a forma de tratar. Dizia que o jovem não pode apenas ser amado, precisa se sentir amado.
Quem de nós não gosta de ser amado? Na relação educador – educando isso é fundamental. A relação de confiança estabelecida permite um vínculo que deixa marcas positivas para toda a vida. Esse desafio forma jovens seguros e amados, que certamente reproduzirão na sociedade em que vivem esse amor educativo.
Razão- Religião e Amorevolezza – Formam um tripé fundamental para a proposta salesiana de educação. Dessa forma, sempre seremos como a letra da música “Somos Dom Bosco que caminha…” e como Dom Bosco, continuaremos a caminhar com os jovens e para os jovens. Essa é a nossa grande certeza!
* Marilda Martins P. de Souza é diretora pedagógica do Colégio Salesiano Santa Teresinha.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.