Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Para maratonar nas férias: séries e filmes que podem ajudar em redações e vestibulares

Atuais e históricos, os títulos também podem contribuir para os testes de conhecimentos gerais e atualidades

PUBLICIDADE

Atualização:
Cena do filme "O menino que descobriu o vento", 2019    Foto: Estadão

Além de estudar o conteúdo aplicado pelas escolas e cursinhos para bons resultados no Enem e vestibulares, sabe-se que manter rotinas culturais e alguns hábitos de entretenimento podem  ajudar a ampliar o repertório dos estudantes, melhorar conexões entre assuntos discutidos em aula, ampliar o senso crítico e oferecer subsídios para uma melhor compreensão de textos, enunciados de questões e argumentação para redações.

PUBLICIDADE

Isso inclui a ida a museus, viagens, interesse por diferentes culturas, pesquisas,leitura de gêneros diversos, o teatro, a música, o cinema e até as séries de televisão e documentários disponíveis em serviços de streaming e canais de TV a cabo.

No Colégio Rio Branco, por exemplo, o ex-aluno Lucas Felpi, tirou nota 1000 na redação do Enem 2018 e ficou conhecido pela imprensa e redes sociais por ter citado, entre outras importantes referências, a série britânica Black Mirror.Além do excelente desempenho no  Enem, Lucas ainda foi aprovado em vestibulares de importantes universidades brasileiras e internacionais.

Lucas Felpi, aluno nota 1000 no Enem 2018, citou um dos episódios da série Black Mirror na redação. Foto: Estadão

Além dele, outros 50 alunos do Rio Branco com destaque na prova, também citaram séries de televisão, livros, filósofos, disciplinas fundamentais e importantes períodos históricos que os ajudaram com o tema proposto para a redação do Enem.

Para aproveitar as férias, entre uma atividade e outra, seguem dicas que estão nos catálogos, nacionais e internacionais, entre documentários, séries e filmes que abordam temas atuais, políticos, sociais e históricos que também podem ajudar a contextualizar acontecimentos que têm impactado o Brasil e o mundo.

Publicidade

É importante estar atento à classificação indicativa dos títulos.

Séries

 Foto: Estadão

Olhos que condenamProduzido em 2019 e recém-lançado no catálogo, já é a série mais vista da história do Netflix. Tem à frente a diretora Ava DuVernay (do longa Selma - Uma luta pela igualdade). São quatro episódios que contam a história verídica de cinco adolescentes condenados injustamente pelo estupro de uma mulher em Nova York, na década de 80. O seriado bateu recordes de visualizações nas duas primeiras semanas de lançamento na plataforma. Uma reflexão sobre o racismo estrutural na sociedade norte-americana. Classificação: 18 anos - Netflix.

 Foto: Estadão

The Handmaid's Tale - O Conto da AiaJá está disponível a terceira temporada da distopia que retrata uma ditadura patriarcal em que as mulheres são subjugadas em nome de um projeto de pátria, depois que uma facção religiosa toma o poder político dos EUA. Baseado no romance homônimo da escritora canadense Margaret Atwood, a história convida a refletir sobre os perigos e retrocessos causados por governos com discursos misóginos, autoritários e fundamentalistas nos dias atuais. Disponível no Paramount Channel, Paramount+, no Now NET e disponível no Hulu. Classificação: 18.

Chernobyl - A Verdadeira História A minissérie retrata os principais eventos em torno do maior desastre nuclear da história, que aconteceu no norte da Ucrânia, na extinta União Soviética, em 1986. Classificação: 16 - Disponível nos canais HBO Max , no HBO Go e no Now NET.

Publicidade

Black MirrorA quinta temporada acaba de ser lançada para os fãs da série antológica de ficção que explora a relação entre a natureza humana e a tecnologia. Criada por Charlie Brooker e centrada em temas obscuros e satíricos que examinam a sociedade moderna, particularmente a respeito das consequências imprevistas das novas tecnologias e redes sociais. A série conquistou seis Emmys, incluindo dois de Melhor Filme para TV ("USS Callister" e "San Junipero"). Disponível no Netflix. Classificação: 16.

 Foto: Estadão

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Cara gente branca (Dear White People)Com forte temática racial, em duas temporadas, alunos negros de uma conceituada universidade norte-americana enfrentam desrespeito e a postura evasiva da escola sobre o problema. Muito discutido pela crítica especializada, retrata a luta pela igualdade de direitos e o racismo estrutural. A terceira temporada está prevista para agosto. Classificação:16 - Netflix.

BolívarDa escritora Juana Uribe e lançada em 2019, a série busca retratar a vida do General Simón Bolívar, um líder venezuelano que ajudou diversos países latino-americanos e milhares de pessoas a se libertarem do domínio da Espanha. Classificação: 16 - Netflix.

Sob Pressão A série brasileira retrata a rotina de entrega profissional, conflitos, adversidades sociais e muita pressão pela qual os médicos de um hospital público passam todos os dias no Brasil. O desejo de salvar vidas, apesar da falta de verbas e recursos é o que move e aproxima os profissionais da saúde, representados por grande elenco de atores. Disponível no Globo Play. Classificação: 16

Documentários

Publicidade

Guerras do Brasil.docLançada no mês de junho, a série documental detalha como o Brasil foi formado por séculos de conflitos armados até os dias de hoje. Na obra histórica, Luiz Bolognesi explica as guerras de Palmares e do Paraguai, a Revolução de 1930 e a mais recente "Universidade do Crime", um retrato da falência do sistema prisional e o mapa do crime organizado, que domina os presídios, o tráfico e mata mais de 60 mil pessoas por ano no país. Classificação: 12 anos. Disponível no Netflix.

Democracia em Vertigem: listado como um dos melhores filmes de 2019, pelo NYT Foto: Estadão

Democracia em VertigemLançamento do mês de junho, o longa político e de memórias pessoais da cineasta Petra Costa, narra a ascensão dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff no Brasil, o processo de impeachment e a polarização política que envolveu o país até as eleições de 2018, em imagens reais e históricas. O documentário foi considerado pelo The New York Times, um dos melhores filmes de 2019. Classificação: 12 anos - Netflix. Nos EUA, também está disponível nas salas de cinema.

Ser Tão Velho CerradoRetrata o impacto ambiental e social do intenso desmatamento no cerrado brasileiro. Os moradores da Chapada dos Veadeiros procuram novas formas de desenvolver a região sem agredir o meio ambiente. Classificação livre - Netflix.

Salvando o Capitalismo Robert Reich, economista norte-americano e ex-secretário de Trabalho na gestão Clinton, expõe suas ideias sobre o capitalismo e a desigualdade de renda. Indicado ao Emmy de Melhor Documentário na categoria Negócios e Economia. Classificação: 10 - Netflix.

Explicando Focada nos dias atuais, a série documental explora temas variados como a ascensão das moedas digitais, a razão do fracasso das dietas, o mundo selvagem do K-pop, a crise global da água, porque as mulheres ganham menos, tatuagens, entre outros. Classificação: 14 - Netflix.

Publicidade

Seguindo os FatosEm três temporadas, é possível acompanhar o trabalho dos repórteres do BuzzFeed investigando os temas mais inusitados e polêmicos, como tendências bizarras da internet. Classificação: 16 - Netflix.

Abstract: The Art of DesignDe visual espetacular, a série documental foi indicada ao Emmy de Direção de Arte e Design Gráfico e mostra como pensam os designers mais inovadores em diferentes áreas e como seu trabalho influencia todos os aspectos da nossa vida. Classificação: 10 - Netflix.

A Segunda Guerra em CoresEm diferentes capítulos, imagens raras e documentos inéditos com a mais avançada técnica de colorização fazem parte desta análise profunda das estratégias e batalhas da Segunda Guerra Mundial.Classificação: 12 - Netflix.

E-Team Os investigadores da Human Rights Watch viajam para países no mundo todo para documentar os mais violentos casos de repressão contra a população civil, invadindo áreas hostis para expor crimes contra a humanidade. O codiretor de "E-Team", Ross Kauffman, levou um Oscar e um Emmy por seu documentário anterior, "Nascidos em Bordéis". Classificação: 16 - Netflix.

 Foto: Estadão

Citizenfour Dirigido pela cineasta Laura Poitras, o filme que ganhou o Oscar de Melhor Documentário em 2015, além de prêmios como o BAFTA, retrata as conversas entre o ex-analista de sistemas da CIA, Edward Snowden e o jornalista americano e advogado, Gleen Greenwald, sobre o vazamento de informações secretas e espionagem  da NSA (Agência de Segurança Nacional), dos EUA. Gleen foi o responsável pelas matérias jornalísticas que tornaram públicos o conteúdo dos documentos e lhe renderam o Prêmio Pulitzer, por seu trabalho para o The Guardian. Atualmente, o jornalista trabalha na produção de uma série de reportagens que envolvem a Operação Lava Jato, no Brasil. Disponível no Youtube. Classificação: 12.

Publicidade

Hitler Uma Carreira O documentário mostra como o discurso de manipulação das massas e as artimanhas de Adolf Hitler para vender sua imagem, o levou ao domínio do seu país e a um dos maiores genocídios da história. Classificação: 16 - Netflix.

Um novo capitalismoEmpreendedores de diversas partes do mundo exploram alternativas ao capitalismo atual para viabilizar negócios lucrativos sem abrir mão do combate à desigualdade social. Classificação Livre - Netflix.

Laerte-seA renomada cartunista Laerte Coutinho convida a conhecer seu mundo e reflete sobre a longa trajetória de sua autoaceitação como mulher, retratando a questão da transexualidade. Classificação: 14 - Netflix.

Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade O doc mostra como a agropecuária intensiva está dizimando os recursos naturais do planeta e por que essa crise tem sido ignorada por grandes grupos ambientalistas e lideranças políticas. Classificação: 10 - Netflix

 

Refugee Cate Blanchett, Lynsey Addario, Omar Victor Diop estão à frente desse documentário de 23 minutos que registra com precisão fotográfica, as dificuldades enfrentadas pelos refugiados que sonham com uma vida melhor. Classificação: 10 - Netflix

Publicidade

Feministas: O Que Elas Estavam Pensando?Entre outras mulheres, Jane Fonda, Lily Tomlin e Michelle Phillips compartilham suas histórias neste documentário de Johanna Demetrakas, que capta o despertar do feminismo a partir de fotos dos anos 70. O filme mergulha na vida das mulheres retratadas e explora a permanente necessidade de mudança para garantir direitos e a autonomia feminina. Classificação: 14 - Netflix.

Cuba e o Cameraman O cineasta Jon Alpert acompanha a trajetória de três famílias por quatro décadas da história de Cuba. A obra mostra fatores culturais importantes da ilha governada por anos pela família Castro, e as consequências econômicas e sociais dos embargos impostos pelos EUA. O filme também mostra a relação entre o jornalista americano e Fidel Castro ao longo das décadas. Este retrato recebeu uma indicação ao Emmy de Melhor Documentário Histórico. Classificação: 12 - Netflix.

The Square - A Praça de TahirVencedor de três prêmios Emmy, incluindo melhor direção de programa de não ficção, o documentário mostra a realidade das ruas durante a Revolução Egípcia de 2011, responsável por derrubar dois governos, como parte da Primavera Árabe. Classificação: 16 - Netflix

Filmes

A noite de 12 anosSaído recentemente das salas de cinema do circuito cult, a história retrata os militantes políticos Mauricio Rosencof, Eleuterio Fernández Huidobro e José Pepe Mujica, entre 1973 e 1985, muito antes de se tornar o presidente do Uruguai. São 12 anos de prisão, isolamento e torturas durante o período de ditadura militar no país. Ganhador do prêmio Goya de melhor roteiro adaptado e eleito o melhor filme do Festival Internacional de Cinema do Cairo. Classificação 14 - Netflix.

Publicidade

A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata Ao ter contato com um grupo de leitura criado em Guernsey durante a ocupação nazista na Segunda Guerra, uma escritora se envolve com os fundadores do clube. Lily James (Downton Abbey) e Michiel Huisman (Game of Thrones) protagonizam este drama baseado no best-seller. Classificação: 12 - Netflix.

GetúlioO drama histórico retrata a crise política no Brasil e o esquema de acusações durante os últimos 19 dias de vida do presidente Getúlio Vargas, que tem como pano de fundo o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda. Classificação 14 - Netflix.

Nise, o coração da loucuraFilme baseado na história real da psiquiatra Nise de Oliveira, que rejeita a terapia de eletrochoque para tratar seus pacientes esquizofrênicos e os encoraja a criar arte. Reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria, Nise revolucionou o tratamento mental no Brasil. Foi aluna de Carl Jung. O filme se torna importante à medida que a luta antimanicomial voltou à pauta recentemente no país. Classificação 12 - Netflix.

Snowden - Herói ou TraidorDo diretor Oliver Stone e roteiro em parceria com Kieran Fitzgerald, o thriller de suspense acompanha a jornada do ex-analista de sistemas da CIA, Edward Snowden, decidido a expor os programas de vigilância americanos via vazamento de informações secretas para o jornalista norte-americano, Gleen Greenwald. Classificação 12 - Netflix.

FridaO longa narra a personalidade autêntica, a trajetória artística e o relacionamento apaixonado da pintora mexicana pelo marido, Diogo Rivera, seu envolvimento com Leon Trótsky, suas dores físicas e emocionais e seu ativismo político. A atriz Salma Hayek foi indicada ao Oscar, ao Globo de Ouro e ao BAFTA pela personificação da pintora Frida Kahlo. Classificação 14 - Netflix.

Publicidade

Com Amor, Van GoghSeguindo o estilo do pintor holandês, esta animação biográfica narra os últimos dias angustiantes de Vincent Van Gogh. Mais de 100 artistas pintaram à mão os 65 mil quadros deste filme usando as mesmas técnicas de Van Gogh. Classificação 12 - Netflix.

Informações: Netflix.

Opinião por Colégio Rio Branco
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.