O Inglês no Colégio Rio Branco: a diferença entre aprender e viver o idioma

O Inglês no Colégio Rio Branco: a diferença entre aprender e viver o idioma

Colégio Rio Branco

17 Janeiro 2017 | 08h00

Assista ao vídeo em que a coordenadora de Inglês, Carmem Hester, explica sobre a importância da vivência com a Língua Inglesa

Saber  um segundo idioma é fundamental em um mundo cada vez mais globalizado, para a socialização, o desenvolvimento interpessoal, acadêmico e profissional das pessoas, e, por isso, muitas escolas passaram a incluir desde cedo, línguas estrangeiras  em seus currículos.

Uma das principais preocupações das famílias é a idade que as crianças devem iniciar o contato com uma segunda língua, mas os educadores garantem que os pequenos são capazes de aprender mais de um idioma ao mesmo tempo sem danos ao desenvolvimento e a capacidade de comunicação, desde que respeitadas todas as etapas pedagógicas de ensino e aprendizagem adequadas a cada faixa etária.

O ensino da Língua Inglesa no Colégio Rio Branco, da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental tem como base, importantes pilares: o desenvolvimento de competências interculturais, a utilização de uma segunda língua para aprender sobre diversos temas do cotidiano e em situações da rotina escolar, o apoio de duas professoras sendo uma delas bilíngue. Tudo para garantir um contexto autêntico de aprendizagem e formar um cidadão conectado em um mundo global.

Respeitando as necessidades e interesses da infância e o contexto de uma escola brasileira, aberta ao dinamismo de uma sociedade plural e global, a escola utiliza referências que tem como premissa a necessidade cada vez mais intensa de comunicação e de troca de informações entre povos, grupos e indivíduos no despertar deste terceiro milênio. O foco está no uso da Língua e não somente no conhecimento sobre ela.

Competências interculturais

A comunicação deve estar acompanhada de uma postura pautada em competências interculturais desenvolvidas. Assim, a Língua Inglesa se apresenta como importante ferramenta para que esta abordagem seja desenvolvida, cooperando efetivamente para o estabelecimento de pontes entre interlocutores das mais diferentes realidades culturais.

Esse é o papel do ensino da Língua Inglesa no Colégio Rio Branco: desenvolver a comunicação no idioma para que os alunos possam interagir com pessoas de diferentes culturas.

O Colégio Rio Branco utiliza uma abordagem que pressupõe o ensino de diferentes conteúdos disciplinares por meio de uma segunda língua ou de uma língua estrangeira. O princípio é utilizar a segunda língua para aprender sobre outros assuntos e para se comunicar. Cria-se, assim, um contexto autêntico de comunicação para a aquisição da segunda língua.

Em uma perspectiva natural e construtivista, entende-se que se aprende uma segunda língua de maneira semelhante a que se aprende a língua materna, havendo uma diferenciação entre aquisição e aprendizagem. A aquisição ocorre de maneira quase que “inconsciente”, a partir da interação com falantes mais competentes linguisticamente. Já a aprendizagem pressupõe um aprender consciente e reflexivo acerca da língua.

Contexto autêntico de aprendizagem

No Colégio Rio Branco, a aquisição do inglês é favorecida por um contexto bilíngue, no qual uma das professoras da sala se expressa intensamente em inglês com os alunos, durante a aula específica de Inglês e durante a maior parte de sua rotina diária.

É importante destacar que o ensino do Inglês dialoga intensamente com a proposta pedagógica do Colégio Rio Branco. Diferentes atividades são desenvolvidas para atender às necessidades de desenvolvimento das competências sócio emocionais e as necessidades de cada faixa etária.

O professor se utiliza de diferentes portas de entrada – música, corpo, arte, literatura, teatro, tecnologia, Snack Time, brincadeiras – para que as crianças vivenciem a língua como instrumento para o divertimento, interação e realização das demais tarefas e atividades do seu dia a dia escolar.