Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Monitoria Rio Branco: um diferencial na formação do aluno

PUBLICIDADE

Atualização:

Com mais de 20 anos de história, a Monitoria é um projeto pioneiro e tradicional do Colégio Rio Branco, que todos os anos reúne um grupo formado por alunos do 9° ano do Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio para um treinamento especial em que são desenvolvidas habilidades como liderança, trabalho em equipe e responsabilidade social.

PUBLICIDADE

Os monitores atuam no suporte de reuniões, saídas culturais, passeios, festas, viagens, estudos do meio, palestras e eventos desenvolvidos pela escola. Amizade, lealdade e honra são os princípios que norteiam os jovens da Monitoria, que passam pelo curso de formação, realizado fora de São Paulo, no qual aprendem noções de primeiros socorros, como enfrentar desafios etrabalhar em grupo.

2017!

Nos dias 25 e 26 de março, mais de cem alunos das unidades Higienópolis e Granja Vianna participaram da formação, no Acampamento Aruanã, em Embu Guaçu.

Durante o encontro, monitores-líderes sob a supervisão das responsáveis pelo curso, Marisa Rodrigues e Ana Lúcia Santoro, e com a parceria da Monitoria Aruanã, passaram as instruções sobre todas as áreas de atuação.

Publicidade

 Foto: Estadão

Os alunos realizaram atividades como brincadeiras para crianças pequenas, atividades para dias de chuva, música e recreação, noções de segurança e primeiros socorros, caracterização e teatro, postura de um monitor, atuação em eventos, regras de viagens, entre outros.

Ao final do curso, acontece a entrega dos certificados e o momento mais esperado para todos: a Passagem. Os antigos monitores-líderes delegam a função aos novos alunos, agora monitores-líderes de 2017.

Para Marisa e Ana Lúcia, responsáveis pelo curso, a monitoria vai além do ambiente escolar. "Quando os alunos tornam-se monitores, têm a oportunidade de ampliar o circulo de amizade, fortalecer valores importantes, comoautonomia, ética, justiça, lealdade, pró-atividade, criatividade e resolução de conflitos", destacaram.

 

 

Opinião por Colégio Rio Branco
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.