Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Mais humanidade, por favor!

Em tempos de obscurantismo, o Coletivo Humana Mente se aprofunda em temas de relevância cultural, histórica, socioambiental e coleciona prêmios e homenagens.

PUBLICIDADE

Atualização:
 

Há sete anos, o Colégio Rio Branco e o Centro de Educação para Surdos Rio Branco deram início a discussões e trabalhos cujos temas propõem reflexões em grupo para a análise aprofundada de períodos históricos e conflitos atuais, discutindo temas nacionais e globais em torno de questões sociais, humanas, de gênero e inclusão, ambientais e culturais.

O professor Caio conduz os trabalhos Foto: Estadão

PUBLICIDADE

O Coletivo Humana Mente é uma atividade extracurricular multidisciplinar, gratuita e opcional, com encontros semanais que acontecem na unidade Granja Vianna, com a participação de alunos do 9° ano Ensino Fundamental a 3° série do Ensino Médio, professores, orientadores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Todos os anos um tema central é elencado pelo grupo para o desenvolvimento de projetos que podem envolver recursos audiovisuais e tecnológicos, artesanais, teatro, música e interpretação.

Sob a coordenação dos professores e idealizadores do projeto, Caio Mendes, de História, Camila Vilar, de Inglês, e Lívia Villas Boas, intérprete de Libras, os trabalhos já foram destaque em diferentes lugares e vem recebendo homenagens e premiações.

Publicidade

A releitura dos horrores da Ditadura Militar no Brasil ganharam exposição no MAM, em 2014 Foto: Estadão

Em 2014, por exemplo, refletindo sobre os 50 anos do regime ditatorial brasileiro, foram produzidas uma série de 50 fotografias, uma para cada ano desde o Golpe de 1964. Cada imagem foi associada a uma produção - poesia, música, dança, desempenho ou animação - acessível ao público surdo e ouvinte. A exposição fotográfica ganhou exibição no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo, durante a V Semana Cultural de Sinais na Arte.

A crise mundial migratória também foi tema de projeto que propôs a construção de um barco de 4,1 metros de comprimento confeccionado com folhas de jornais que estampavam notícias sobre refugiados da época, em 2015.

 Foto: Estadão

Nessa mesma perspectiva, 1.200 alunos participaram da construção da instalação artística  de um "Hipocampo Coletivo",  onde a  palavra "lembrança" foi escrita a partir da colagem de cerca de 4.800 adesivos na parede, ocupando uma área aproximada de 7,5 m².

Os trabalhos também ganharam visibilidade em ações da Organização das Nações Unidas (ONU), como o vídeo Como seria o mundo...? que abordou a desigualdade entre gêneros, vencendo o prêmio da ONUMulheres em 2016. O trabalho foi o mais votado na página do concurso "O Valente não é Violento", com mais de 2.100 votos, levando as categorias Júri Especializado e Júri Popular.

 Foto: Estadão

No ano seguinte, o curta-metragem Alfabeto da Intolerância que trabalhou diversos tipos de intolerâncias também integrou a campanha mundial dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, organizada pela ONU Mulheres.

Publicidade

Baleia construída com copos plásticos atenta para a saúde dos mares e do meio ambiente Foto: Estadão

A escultura de uma baleia de 6,5 metros de comprimento, confeccionada com cerca de 4 mil copos plásticos coletados na escola durante duas semanas, chamou a atenção da comunidade interna e externa.  O objetivo foi a conscientização do abuso do uso de embalagens plásticas e seu impacto no meio ambiente e na vida marítima.A escultura ficou exposta na entrada da escola e em outros locais públicos, em 2017 e 2018.

Desafio Criativos na Escola 2019

Nesse mês, o Coletivo Humana Mente recebeu Menção Honrosa no "Desafio Criativos na Escola 2019", pelo conjunto da obra e todo o trabalho realizado nos últimos sete anos no Colégio Rio Branco.

O projeto é uma iniciativa do Instituto Alana e do movimento global Design For Change que celebra e premia projetos protagonizados por crianças e jovens de todo o país que, apoiados por seus educadores e educadoras, estão transformando suas escolas, comunidades e municípios.

Em 2019, foram inscritos 1.443 projetos enviados de todos os estados do Brasil e a organização selecionou projetos que mais se destacaram nos critérios: protagonismo, empatia, criatividade, trabalho em equipe e potencial de transformação social.

Publicidade

Após um criterioso processo de avaliação, o grupo de onze jurados convidados pelo Criativos escolheu projetos que vão desde a utilização da Floresta Amazônica como alternativa à falta de laboratório na escola, até ações de combate a preconceitos, valorização da cultura local e criação de alternativas criativas para a redução da evasão escolar. Conheça os projetos e escolas finalistas.

Os trabalhos selecionados irão compor a delegação do Brasil em Roma, na Itália, durante a Conferência de Crianças e Jovens "Eu posso" (I Can), com a presença do Papa Francisco, artistas e demais lideranças mundiais.

Representando todas as iniciativas inscritas, os 7 grupos encontrarão mais de 2 mil outras crianças e jovens que também estão transformando suas realidades e que vêm de países integrantes do movimento Design for Change - do qual o Criativos da Escola faz parte.

Em uma época de revisionismo histórico e negação da ciência e da cultura, projetos como o Coletivo Humana Mente se fazem cada vez mais imprescindíveis e urgentes, já que sua concepção baseia-se, entre outros aspectos, em quatro importantes pilares: colaboração, autenticidade, sensibilidade e acessibilidade.

Conheça mais sobre o Coletivo Humana Mente do Colégio Rio Branco em gg.gg/humanamente

Publicidade

#HumanaMente #Humanize-se #DiferenteParaFazerADiferença

Opinião por Colégio Rio Branco
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.