Finlândia comemora 100 anos de Independência e homenageia o Colégio Rio Branco

Finlândia comemora 100 anos de Independência e homenageia o Colégio Rio Branco

Colégio Rio Branco

13 Dezembro 2017 | 12h09

Foto Sergio Chamone

A Finlândia com?pleta 100 anos de Independência? com? uma série de homenagens e comemorações em todo o mundo. Em razão dos laços de amizade, respeito e parceria entre ?o ?Brasil e ?a ?Finlândia? e como uma homenagem ao país escandinavo ?e aos? valores que ele representa ?, seis monumentos da cidade de São Paulo, além do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foram iluminados com as cores da bandeira finlandesa: azul e branco.

O centenário foi comemorado no Dia da Independência da Finlândia, 6 de dezembro, e as celebrações abrangem todo o mês de dezembro. A história dos últimos 100 anos do país  é marcada pelos principais valores estimados pelos finlandeses: democracia, educação, igualdade e liberdade de expressão.

De 1809 até se tornar independente, apesar de fazer parte do Império Russo, a Finlândia formou um grã?o?-ducado autônomo que foi o grande pilar para as bases sociais e administrativas que permitiram aos finlandeses romper com a Rússia em 1917. Antes de 1809, a área ?que? agora é a Finlândia estava sob o domínio sueco desde o século XIII.

Ao longo das últimas décadas, a Finlândia tem se destacado em diferentes indicadores de desenvolvimento social e econômico, alcançando posições privilegiadas nos principais rankings mundiais, como por exemplo, um país referência em Educação – sendo a educação básica, a melhor do mundo – e outros de destaque como igualdade de gênero, inovação, sustentabilidade e energia limpa, estabilidade, um dos países com a menor percepção de corrupção e que se enquadra entre as economias mais competitivas do mundo.

Parceria com o Rio Branco

Marco Rossi, Jan Jarne, Esther Carvalho, Nahid Chicani e Markku Virri

A Fundação de Rotarianos de São Paulo e o Colégio Rio Branco foram homenageados pela contribuição para a expansão das relações entre o Brasil e a Finlândia, especialmente na área da Educação, durante a cerimônia em comemoração ao centenário, realizada em 05 de dezembro de 2017, no Hotel Renaissance, em São Paulo.

O evento, organizado pela Embaixada da Finlândia no Brasil e pelo Consulado Geral Honorário da Finlândia em São Paulo, com apoio institucional da Fundação de Rotarianos de São Paulo, homenageou empresas de origem finlandesa e expressiva atuação no Brasil: Metso, Nokia, Pöyry, Stora Enso, Valmet e Wärtsilä.

Com a condução do Cônsul Geral Honorário da Finlândia em São Paulo, Jan Jarne, o evento reuniu cerca de 400 pessoas. O Embaixador da Finlândia no Brasil, Markku Virri, destacou a importância da cooperação entre o país nórdico e o Brasil.

O evento foi prestigiado pelo Secretário da Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini, que ressaltou a parceria com a universidade finlandesa, Tampere University of Applied Sciences (TAMK), para a formação de educadores da rede pública.

A Fundação de Rotarianos de São Paulo foi representada na premiação pelo superintendente Marco Rossi. A cerimônia contou com a presença do presidente do Conselho Superior, Carlos Jerônimo da Silva Gueiros; do presidente da Diretoria Nahid Chicani e sua esposa, Yara; da diretora-geral do Colégio Rio Branco, Esther Carvalho; do diretor-geral das Faculdades Integradas Rio Branco, Edman Altheman; e do professor de Relações Internacionais e doutor em Política Europeia, Demetrius Pereira.

A instituição é parceira, há mais de uma década, dos órgãos oficiais e educacionais da Finlândia, uma referência mundial em Educação.