PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Ensinando e aprendendo com os colegas

Programa Tutoria de Estudos incentiva o estudo compartilhado e gera resultados positivos na aprendizagem e no dia a dia dos alunos

Atualização:
 Foto: Estadão

Com o objetivo de promover a troca de conhecimentos entre os alunos e a melhora nos resultados de aprendizagem, a Tutoria de Estudos Rio Branco, que integra o projeto Mentoria de Estudos, tem dado resultados surpreendentes.  Para o projeto, que tem inspiração internacional, convidam-se alunos com mais facilidade em determinadas disciplinas para apoiar os colegas, sempre com a supervisão da orientação educacional e da coordenação pedagógica.

PUBLICIDADE

As disciplinas estudadas são determinadas de acordo com a disponibilidade dos alunos tutores e também com a procura dos alunos que precisam de um auxílio a mais nos estudos.

Esse momento diferenciado de troca entre os alunos complementa as experiências conduzidas na sala de aula pelo professor. O aluno tutor estuda para poder explicar para seus amigos e esses, por sua vez, experimentam novas formas de aprender com seus colegas.

"Os tutores acompanham os colegas de série em grupos de estudos com o intuito de ajudá-los a superar dificuldades de compreensão dos conteúdos escolares. Os resultados são fantásticos, em diferentes aspectos, como a autoestima e a confiança deles", explica a orientadora pedagógica e coordenadora do projeto na unidade Granja Vianna (GV), Rosângela Nogueira Guedes.

Um dos exemplos de destaque é o aluno Lucas Marzocca, do 1° ano do Ensino Médio, unidade GV, que atua como tutor da disciplina de História, na qual tem excelente desempenho, e também é tutorado por colegas, em outras em que apresenta mais dificuldades. Dentro do programa e de suas habilidades, aprende e ensina com os colegas.

Publicidade

Lucas Marzocca e Júlia Dias Foto: Estadão

Após o programa, Lucas melhorou significativamente seu desempenho nas disciplinas com cálculos, e também se tornou um alunomais participativo nas relações interpessoais.

A aluna Júlia Dias, do 1° ano, também é uma tutora de destaque em Matemática.Segundo ela, o segredo está na linguagem utilizada durante as explicações e os exercícios, já que entre os próprios alunos, a comunicação e a compreensão são mais claras.

Disciplina, trabalho em conjunto e melhora da postura acadêmica são alguns dos inúmeros benefícios que o programa oferece, citados pelos profissionais que observam os ganhos no desempenho escolar, nas provas e no dia a dia.

Na unidade Granja Vianna, alunos do 5° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio realizam a Tutoria de Estudos para ajudar os colegas.  Em Higienópolis, os alunos a partir do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3° do Ensino Médio também participam.

 Foto: Estadão

Os alunos recebem um material de estudo com conteúdo e um direcionamento dos professores durante as aulas de tutoria - que acontecem fora da grade curricular. No final do ano, os alunos tutores recebem um certificado de participação.

Publicidade

 

 

 

 

Opinião por Colégio Rio Branco
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.