Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Enem na quarentena: Lucas Felpi lança nova cartilha gratuita com redações nota 1000 para ajudar estudantes de todo o país

A iniciativa contou com o apoio de 44 estudantes, que tiraram a nota máxima em 2019.

PUBLICIDADE

Atualização:

O vídeo sobre o lançamento da cartilha no Youtube, já soma milhares de visualizações. Clique para acessar.  

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por ter um peso alto no exame, é sempre uma grande preocupação para os candidatos, assim como as melhores técnicas para a produção de um bom texto. Esse ano, com o fechamento das escolas em razão do novo coronavírus (Covid-19), a preocupação com o ritmo dos estudos para prova pode ser ainda maior.

PUBLICIDADE

Em 2018, apenas 55 estudantes tiraram nota 1000 na redação do Enem 2018 e um deles foi o ex-aluno Lucas Felpi, da unidade Granja Vianna do Colégio Rio Branco. Além da nota máxima na redação, Felpi também tirou 988,7 em Matemática.

O estudante também ficou muito conhecido por ter citado na redação, a série Black Mirror, da plataforma de streaming Netflix, o que o fez ganhar milhares de seguidores em seus canais no Twitter, Instagram e YouTube, e  se transformar em um influenciador digital em Educação - oportunidade que ele encontrou para ajudar com dicas sobre estudos, mentoria, o dia a dia acadêmico, provas e vestibulares.

"Desde a nota 1000 no Enem 2018, que venho criando conteúdo na internet gratuitamente pelo Instagram e YouTube, hoje já com mais de 200 mil seguidores. No ano passado, ao começar esse trabalho, tive a ideia de contatar mais alunos nota mil e nos juntarmos para formar uma coletânea de nossos textos, uma cartilha extraoficial. Fizemos e foi um sucesso: 31 textos nota 1000 dos 55 de 2018, gratuitamente na internet ", explica Felpi.

Depois da prova, Lucas também foi aprovado em vários vestibulares para universidades públicas no Brasil, e em renomadas instituições de ensino no exterior. Recentemente recebeu o prêmio "The William J. Branstrom Freshman Prize", entregue aos calouros que se posicionaram entre os melhores 5% novos estudantes durante o primeiro semestre, na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, onde estuda Ciência da Computação e Ciência Política, desde 2019.

Publicidade

Lucas estuda Ciência da Computação e Ciência Política na Universidade de Michigan (EUA) Foto: Estadão

O contato com estudantes de todo Brasil fez Lucas conhecer um pouco mais sobre as dificuldades e diferentes realidades na área da Educação, no país. Atento às necessidades e preocupado com os impactos nas escolas depois do alerta mundial sobre a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), Felpi se esforçou para lançar a nova edição da cartilha hoje, dia 27/3, mesma data do lançamento da edição anterior, agora com as redações nota 1000 da prova de 2019, cujo tema foi "Democratização do acesso ao cinema no Brasil".

"A cartilha anterior foi adotada nas escolas, usada por milhares de professores e alunos. Um ano depois, os impactos dessa primeira iniciativa são impressionantes. Eu decidi novamente contatar os alunos nota 1000 deste ano e eles leram a nossa cartilha. Alguns usaram referências e vocabulário que aprenderam inclusive com nossos textos. Me juntei a esses novos alunos e consegui montar um material ainda maior: lançamos hoje, 44 dos 53 textos de nota máxima do Enem 2019, de graça e online! Com a crise do coronavírus, sabemos como a situação para os estudantes fica ainda mais difícil, com ainda mais pressão, e fizemos esse material nesse momento para ajudá-los a treinar redação e ler outros textos exemplares enquanto estão na quarentena" conclui o estudante.

Lucas, que também voltou ao Brasil em razão da quarentena adotada pelas universidades nos EUA, afirmou que tentará gravar mais vídeos e tirar o máximo possível dúvidas de estudos durante esse período, em seus canais pela internet.

Com o fechamento das escolas para a quarentena, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação, responsáveis pelo Enem, ainda irão avaliar impactos e possíveis alterações nas datas da prova.

 Foto: Estadão

Cartilha Redação a MilPara ler online: https://bit.ly/redacaoamil2 Para baixar completa: https://bit.ly/downloadredamil2 Para baixar a versão para imprimir: https://bit.ly/reduzidamil2

Publicidade

Opinião por Colégio Rio Branco
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.