Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Crianças: meio período ou integral, qual a melhor escolha?

PUBLICIDADE

Atualização:

A proximidade do final do ano é uma época em que muitas famílias estão visitando escolas e analisando possibilidades e modelos de ensino.

PUBLICIDADE

As mudanças de ano ou de semestre geralmente são épocas de questionamentos para muitas famílias, principalmente aquelas em que os filhos estão deixando de ser apenas bebês. Nesse período, os pais nem sempre sabem qual a melhor decisão: deixar a criança meio período no colégio e outro em casa com alguém de confiança ou matricular o filho em período integral, por exemplo.

A escolha nem sempre é fácil e envolve muita angústia e ansiedade, podendo até ser uma fase dolorosa e estressante.

Quanto menor a criança, maior a dúvida. Se é melhor ingressar em uma escola de pequeno porte ou em uma maior, ou ainda, se deve ser matriculada na mesma escola dos filhos mais velhos que já têm uma rotina estabelecida, por exemplo. Essas são apenas algumas das dúvidas mais comuns que surgem nesse percurso.

Em tempos de crise econômica e contenção de gastos, manter um funcionário em casa para ajudar com essas questões é mais uma despesa que têm feito as famílias repensarem suas escolhas. É preciso colocar tudo na balança e ver o que mais compensa, em todos os aspectos: emocionais, pedagógicos e financeiros.

Publicidade

O Colégio Rio Branco oferece como diferencial, o Infantil 2 para crianças a partir de um ano e meio de idade, além do Período Integral Modular Bilíngue, nas unidades Higienópolis e Granja Vianna.

Com a chancela e qualidade da marca Rio Branco, o Infantil 2 é oferecido com uma proposta pedagógica diferenciada, espaço lúdico, estrutura física e horários adequados para cada faixa etária.

Em todas as etapas da Educação Infantil, a instituição utiliza abordagens pedagógicas internacionais, entre elas, as práticas diferenciadas das escolas de Reggio Emília, na Itália - considerada a melhor do mundo. O Rio Branco também proporciona a imersão parcial na Língua Inglesa, com a vivência do idioma nas atividades cotidianas.

 Foto: Estadão

A preocupação e valorização da alimentação diária, saudável e balanceada, com cardápio elaborado pela nutricionista da instituição, também é um dos pontos fortes.

O colégio oferece, ainda, a oportunidade de estender o período de atividades escolares do Fundamental 2 até o 6° ano do Ensino Fundamental com completa infraestrutura para atender os alunos em período integral.

Publicidade

No Período Integral Modular Bilíngue, a criança conta com uma rotina repleta de atividades pedagógicas e lúdicas, em um ambiente educativo e seguro. Com o horário modular, a família pode planejar a sua rotina com a escolha de até três módulos, flexibilizados de acordo com a escolha dos pais e o perfil da criança.

PUBLICIDADE

Para ampliar a vivência das crianças com o Inglês, o Período Integral Modular Bilíngue, do Infantil 2 ao 2° ano do Ensino Fundamental, também oferece imersão no idioma, com oficinas temáticas que podem envolver culinária, leitura, contação e dramatização de histórias, jardinagem, modelagem, costura, construção de objetos, dobraduras, e snack time - a hora do lanche.

Os módulos incluem diferentes áreas de atuação e estudos de investigação, criteriosamente elaborados por uma equipe altamente qualificada de educadores da instituição, como: Ciências da Natureza (Atividades de exploração do meio ambiente); Linguagens (desenvolvimento da expressão oral e escrita); Criação (Corpo e Arte); Tecnologia; Língua Estrangeira; Esportes e Atividades diversificadas.

Mais informações no site www.crb.g12.br ou pelo telefone: (11) 3829-2978.

Opinião por Colégio Rio Branco
Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.