Cozinha também é lugar de aprender!

Cozinha também é lugar de aprender!

Colégio Rio Branco

22 Junho 2016 | 17h23

Cozinha
Estimular as crianças a cozinhar é muito mais do que uma atividade de diversão para os pequenos. Durante esse momento, eles podem aprender diversas coisas como a importância da alimentação saudável, refinar o paladar, aprender sobre pesos e medidas, noções de segurança e limpeza, melhorar o vocabulário, socializar, ampliar o repertório cultural, por meio de receitas temáticas, e até, aprimorar o Inglês.

Dentro dessa perspectiva, os alunos do Período Integral da unidade Higienópolis, prepararam uma receita batizada por eles como “cookie cake”, durante a Cooking Class, utilizando ingredientes que contribuem para uma alimentação saudável. Toda a atividade foi desenvolvida em Inglês, ampliando as oportunidades de contato com a língua.

As crianças experimentaram e utilizaram materiais como semente de linhaça, aveia, farinha de soja e canela, para preparar o doce. Ao finalizar a massa, as crianças se depararam com uma questão importante: como assar algo que não dá para enrolar?  Então, decidiram espalhar a massa em uma forma de bolo surgindo, assim, o nome “cookie cake”.
cozinha2
“Os alunos ficaram encantados com as mudanças de textura e das cores ocorridas durante o preparo desta receita. No final, se deliciaram com o bolo!”, contou a professora responsável pela atividade, Camila Santos Tardoque.

A receita foi compartilhada pelos alunos do Período Integral da Unidade Granja Vianna.

Especialistas também sugerem que as crianças não façam esse tipo de atividade somente na escola, mas que também participem com os pais e a família dos momentos de integração na preparação dos alimentos em casa, ambiente em que estão mais descontraídas e é possível estimular o diálogo sobre a escola, as lições e os aprendizados diários, de maneira muito divertida e acolhedora.