Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Como se dá o aprender brincando na educação infantil?

Por Sueli Marciale

PUBLICIDADE

Atualização:

O "aprender brincando" na educação infantil acontece a partir de múltiplas experiências e vivências, espontâneas ou dirigidas, que têm como objetivo incentivar a curiosidade, a criatividade e o conhecimento.

PUBLICIDADE

Diferentes linguagens

A criança, por meio de experiências e exploração de materiais diversos, pinturas, colagens, investigação sonora em diferentes objetos de repertórios culturais diversificados, representa e produz sua forma de enxergar o mundo ao seu redor e reproduz o seu entorno.

Pincéis, rolos, mãos, pés. Momentos de ateliê além de prazeroso, oferecem às crianças uma ampla gama de experiências de exploração.

Nesse contexto, é importante valorizar o ato criador da criança, possibilitando apropriação de diferentes linguagens e materiais para expressar-se, incentivando sua curiosidade, exploração, encantamento, questionamento, indagação e conhecimento.

Publicidade

Investigação da natureza

A curiosidade e as perguntas na relação com o ambiente é o que move a aprendizagem das crianças. Por esse motivo, elas têm sido instigadas a levantar suas hipóteses em relação ao mundo que as cerca, a elaborar explicações e propor soluções para problemas que possam surgir.

Transformações, investigações no entorno

As experiências de relações e transformações favorecem a construção de conhecimentos e valores das crianças sobre os diferentes modos de viver de pessoas em tempos passados ou em outras culturas.

Expressão de sentimentos

Publicidade

As crianças aprendem, de forma lúdica, a nomear e a expressar seus sentimentos, por meio das brincadeiras, mímicas faciais e gestos. Quando entendem as emoções e as comunicam de maneira objetiva, elas podem e conseguem, ao reconhecê-las, escolher melhores estratégias para resolver problemas e lidar com situações negativas, ou positivas, desenvolvendo, gradualmente, a percepção sobre o ponto de vista do outro.

Por Sueli Marciale Psicopedagoga e diretora assistente do Colégio Rio Branco, Unidade Granja Vianna. Foto: Estadão

Sueli Marciale Diretora assistente da Unidade Granja Vianna, do Colégio Rio Branco. Atua especialmente com Educação Infantil e Ensino Fundamental. Psicopedagoga com formação em Letras pela PUC-SP, e especializações em Linguística Aplicada ao Ensino de Letras e Relações Interpessoais na Escola. Possui certificações internacionais e acumula experiência docente e de gestão em renomadas instituições do ensino básico ao superior.

 

Opinião por Colégio Rio Branco
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.