Colégio Rio Branco lança 3º livro com foco em inovação e compartilhamento de práticas educacionais

Colégio Rio Branco lança 3º livro com foco em inovação e compartilhamento de práticas educacionais

Produção própria tem o objetivo de contribuir com educadores, famílias, estudantes, pesquisadores e interessados nos temas relacionados à educação

Colégio Rio Branco

28 de agosto de 2019 | 16h25

O Colégio Rio Branco acaba de lançar o livro “Educando no Século XXI – Inovar para Educar, Educar para Inovar”, em que 51 educadores da instituição compartilham suas vivências educacionais, a partir de experiências em sala de aula e metodologias inovadoras, em 32 artigos.

A iniciativa dá continuidade às publicações anteriores: “Educando no Século XXI – protagonismo, responsabilidade social, formação global”, que reuniu uma coletânea de artigos sobre educação e gestão, desenvolvido pela diretora-geral da instituição, Esther Carvalho; e “Educando no Século XXI – Uma escola em metamorfose”, que deu início à série de textos de professores, orientadores e outros especialistas do colégio, sobre temas e áreas diversas.

A edição de 2019 traz o lema “Educar para Inovar, Inovar para Educar” como conceito e é estruturada em quatro capítulos que organizam os artigos dos autores em pilares temáticos que estimulam a discussão, além de metodologias e compartilhamento das práticas, com o objetivo de contribuir com educadores, famílias, estudantes, pesquisadores e interessados nas temáticas propostas:

Inovação e Desenvolvimento
A Educação 4.0, que chega para atender às demandas da chamada 4ª Revolução Industrial: inteligência artificial, internet das coisas e Big Data estão transformando o mundo de maneira irreversível.
Para o professor, além de entender as necessidades das novas gerações, também é necessário ter habilidades digitais, promover aprendizagem significativa e usar metodologias ativas para favorecer a construção do conhecimento. Educação 4.0 combina com uma escola e um professor 4.0

 Inovação e Aprendizagem
O conhecimento humano vem sendo acumulado e partilhado desde os tempos mais remotos. No entanto, a discussão sobre diferentes jeitos de se aprender é relativamente recente. Assim, os educadores têm se concentrado cada vez mais em construir novas e boas oportunidades, espaços e situações de aprendizagem com as mais diversas ferramentas e tendências globais.

 Inovação e Interação
Os relatos de prática apresentados nesse capítulo revelam como os modos de ensinar e aprender centrados no aluno geram maior engajamento, motivação, responsabilidade e resultados mais positivos em relação à apropriação de conhecimento por parte do estudante. As estratégias utilizadas pelos autores revelam caminhos de inovação que garantem propostas que buscam conectar os alunos a conteúdos curriculares de forma instigante, desenvolvendo habilidades necessárias que os coloquem como criadores do seu próprio conhecimento.

Inovação, Responsabilidade e Cidadania
Inovar no século XXI implica ir além de trazer algo novo ou alterar algo existente: inovar traz, também, a expectativa do respeito, da responsabilidade e da cidadania, uma vez que deve buscar proporcionar oportunidades de desenvolvimento que sejam solidárias, éticas, democráticas e inclusivas, ao mesmo tempo em que promove a resolução de problemas, análise de consequências e a tomada de decisão. Logo, inovar é ter, acima de tudo, participação social, liderança, autonomia e competências essenciais para os cidadãos deste século.

Na obra, os textos são produzidos a partir de reflexões que permeiam o desenvolvimento de crianças e jovens em diversas áreas e sob diferentes perspectivas, a importância do acolhimento, a inovação em metodologias ativas e tecnologias, o ensino investigativo, a interdisciplinaridade, a função cultural e social das línguas estrangeiras e a diversidade como um valor.

Festival do Livro em Família, unidade GV

O livro conta com o prefácio da diretora-geral, Esther Carvalho, introdução dos diretores das unidades Granja Vianna e Higienópolis, Claudia Xavier e Renato Júdice, e apresentação das diretoras assistentes, Valquiria Rodrigues e Tatiana Martinez.

Lançado na segunda quinzena de agosto, o livro foi distribuído aos jornalistas da imprensa durante o 3° Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca, nos dia 19 e 20 de agosto, e teve como primeiro lançamento oficial, o Festival do Livro em Família,  que aconteceu no último dia 24, na unidade Granja Vianna. Mais uma sessão de lançamento está marcada para o dia 21 de setembro, sábado, quando acontecerá o Festival do Livro em Família, na unidade Higienópolis do Colégio Rio Branco, em São Paulo, onde os visitantes poderão adquirir exemplares, gratuitamente.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: