Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|A importância de uma formação global e humanística para resultados em vestibulares

Como experiências acadêmicas diversas podem ajudam na escolha da carreira e no desempenho de aprovados que se destacaram em importantes universidades do país

PUBLICIDADE

Atualização:

Imagem ilustração Foto: Estadão

Optar por uma carreira pode estar entre uma das escolhas mais difíceis da vida, principalmente na adolescência. Todo esse período pode ser muito complexo para os jovens, já que também estão se despedindo de um importante ciclo escolar, dos colegas, professores e pessoas que lhe foram queridas durante os anos de formação.

PUBLICIDADE

Em meio a tantas pressões, que incluem os testes de resultados como Enem e vestibulares, além dos questionamentos sociais e familiares, as expectativas para o mercado de trabalho e o acerto na escolha do curso podem gerar muita angústia. É importante que o estudante seja bem orientado academicamente para buscar desafios em áreas em que realmente sintam que possam fazer a diferença, como profissionais e cidadãos éticos, responsáveis e globais.

Ao longo de todo o Ensino Médio, com muita dedicação, empenho e estudo, os alunos têm a oportunidade de participar de atividades como módulos eletivos, esportes, idiomas, monitoria, teatro, xadrez, workshops, debates e coletivos com temas globais e do cotidiano, ações sociais, provas e simulados, experiências internacionais entre muitas outros projetos, que os ajudam a descobrir preferências e ter um melhor desempenho e orientação para a prática nas áreas que mais se identificam e planejam investir.

A formação de excelência, global e humanística é um dos principais princípios do Colégio Rio Branco para a formação de seus alunos, e por isso, a instituição tem muito orgulho de todos os alunos que ingressaram no Ensino Superior em 2018 e que foram aprovados nos principais vestibulares nacionais e internacionais.

Confira algumas das experiências vivenciadas pelos principais aprovados nos vestibulares 2017, e como elas ajudaram em suas escolhas:

Publicidade

 Foto: Estadão

Isabella Cavaretti Cestari Aprovada em Medicina, na Universidade Cidade de São Paulo e na Universidade de Santo Amaro (Unisa). Os módulos eletivos e projetos como "Ciências da Natureza", "Ciências Humanas" e "Matemática" foram peças fundamentais para a conquista da aluna. Os professores de Biologia e Geografia estiveram sempre dispostos a ajudar nas questões dos vestibulares e ficavam depois das aulas para tirar dúvidas e resolver questões. Isabella participou de muitos projetos e atividades no colégio, como o Grupo de Teatro Rio Branco e sua participação no musical "Mamma Mia", onde atuou e cantou.

 Foto: Estadão

Allan BrunsteinAprovado em Engenharia Elétrica na Poli-USP O aluno, que estudou no Rio Branco desde o 5º ano do Ensino Fundamental, participou de diversas atividades como robótica, futebol, handebol e Desafios de Matemática e Ciências da Natureza. Segundo ele, as atividades foram fundamentais para que  pudesse construir e aprofundar um raciocínio lógico e substancial para a aprovação no vestibular.

 

Conheça outras histórias em: www.crb.g12.br

 

  

 

 

Opinião por Colégio Rio Branco
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.