PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|A importância das atividades extracurriculares

* Por Tatiana Martinez

Atualização:
Natação para pais e filhos Foto: Estadão

 

A participação das crianças nas atividades extracurriculares é uma oportunidade para a descoberta de talentos e vocações, assim como para o desenvolvimento do potencial de cada um, da superação de limitações, da aprendizagem de regras, disciplina e da cooperação.

PUBLICIDADE

Falamos atualmente o quanto é importante desenvolver habilidades e competências cognitivas, que são aquelas ligadas ao conhecimento e aprendizagem, e as não cognitivas, que são aquelas relacionadas à estabilidade emocional, sociabilidade, autonomia, resiliência, perseverança, curiosidade, entre outros, essenciais para a formação do ser humano.

Sem esforço, dedicação e boa sociabilidade, mesmo uma criança muito competente no esporte, terá dificuldades em conseguir uma boa performance, por exemplo. Por outro lado, uma criança que não é tão habilidosa, poderá compensar com empenho, disciplina e maturidade emocional um ótimo desempenho na modalidade que pratica.

 Foto: Estadão

 

No Colégio Rio Branco são inúmeras as oportunidades de praticar atividades para além da sala de aula. Até os 17 anos, os alunos têm a opção de escolher modalidades com as quais mais se identificam, de acordo com a sua fase escolar: ballet, natação, judô, coral, iniciação ao teatro e teatro, oficina de artes, arte e movimento, xadrez, ginástica olímpica, futebol, futsal e rugby -são os principais destaques.

Um aspecto que destacamos na participação das crianças em atividades extracurriculares é que os pais precisam refletir sobre a quantidade de atividades que os seus filhos realizam, considerando que o excesso pode prejudicá-los ao invés de contribuir para seu desenvolvimento. Muitas vezes as crianças e adolescentes ficam exaustos e começam a mostrar sinais de apatia, estresse e até baixo desempenho escolar por conta disso.

Publicidade

*Diretora na Unidade Granja Vianna do Colégio Rio Branco, Tatiana Martinez é formada em Pedagogia e Letras, com especialização em Comunicação e Artes.

Opinião por Colégio Rio Branco
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.