Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|6 fatores que podem ajudar na escolha da escola dos filhos

PUBLICIDADE

Atualização:
Imagem/ilustração Internet  

Esse é um período do ano em que muitas famílias  visitam escolas para comparar, analisar modelos de ensino, metodologias e projetos pedagógicos, infraestrutura, localização,entre muitos outros aspectos.

PUBLICIDADE

A escolha nem sempre é fácil e pode envolver angústia, ansiedade e medo de errar, tanto para a primeira escola da vida da criança, como para a troca de instituição. Quanto menor a criança, maior a dúvida. Se é melhor ingressar em uma escola de pequeno porte ou em uma maior, ou ainda, se deve ser matriculada na mesma em que os filhos mais velhos estudam, pois já existe uma rotina estabelecida, por exemplo. Essas são apenas algumas das dúvidas que surgem nesse percurso.

Não importa a idade dos filhos, o peso da escolha é sempre difícil, por isso, atualmente muitos pais e mães estão levando em consideração perfis de escolas com propostas que tenham a ver com os valores da família ou com a visão de mundo que acreditam ser importantes.

Proposta Pedagógica

O Colégio Rio Branco tem uma proposta pedagógica que entende a educação como uma construção constante. O aluno é motivado a assumir atitude de compromisso com o seu desenvolvimento pessoal, participando de seu processo de aprendizagem e interagindo, de forma responsável, na coletividade.

Publicidade

Atento às demandas do mundo contemporâneo, o colégio constrói seu projeto pedagógico sobre o binômio acolher e educar crianças e jovens, que devem ser trabalhados em suas dimensões intelectual, social, emocional, expressiva, cultural e interacional. Seu trabalho é alicerçado nas diretrizes da Unesco: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

O colégio atua para que crianças e jovens possam assumir seus direitos e deveres como cidadãos integrados, capazes de enfrentar um mundo em constante transformação.

Meio período ou integral?

Esse é um dos principais questionamentos, principalmente para quem tem filhos que estão deixando de ser apenas bebês. Os pais nem sempre sabem qual a melhor decisão: deixar a criança meio período no colégio e outro em casa com alguém de confiança ou matricular o filho em período integral, por exemplo.

 Foto: Estadão

No Período Integral Modular Bilíngue, a criança conta com uma rotina repleta de atividades pedagógicas e lúdicas, em um ambiente educativo e seguro. Com o horário modular, a família pode planejar a sua rotina com a escolha de até três módulos, flexibilizados de acordo com a escolha dos pais e o perfil da criança.

Publicidade

Para ampliar a vivência das crianças com o inglês, o Período Integral Modular Bilíngue, do Infantil 2 ao 2° ano do Ensino Fundamental, oferece imersão no idioma, com oficinas temáticas que podem envolver culinária, leitura, contação e dramatização de histórias, jardinagem, modelagem, costura, construção de objetos, dobraduras, e snack time - a hora do lanche.

PUBLICIDADE

Os módulos incluem diferentes áreas de atuação e estudos de investigação, criteriosamente elaborados por uma equipe altamente qualificada de educadores da instituição, como: Ciências da Natureza (Atividades de exploração do meio ambiente); Linguagens (desenvolvimento da expressão oral e escrita); Criação (Corpo e Arte); Tecnologia; Língua Estrangeira; Esportes e Atividades diversificadas.

Idiomas

Aprender um segundo idioma é fundamental, tanto para a socialização, quanto para o desenvolvimento interpessoal, acadêmico e profissional. Por isso, muitos colégios passaram a incluir, cada vez mais cedo, línguas estrangeiras no currículo escolar.

Uma das principais preocupações das famílias é a idade que as crianças devem iniciar o contato com uma segunda língua, mas especialistas acreditam que os pequenos são capazes de aprender mais de um idioma ao mesmo tempo sem danos ao desenvolvimento e à capacidade de comunicação na língua materna, desde que respeitadas todas as etapas pedagógicas de ensino e aprendizagem adequadas a cada faixa etária.

Publicidade

O ensino da Língua Inglesa no Colégio Rio Branco começa na Educação Infantil e tem como base, importantes pilares: o desenvolvimento de competências interculturais, a utilização de uma segunda língua para aprender sobre diversos temas do cotidiano e em situações da rotina escolar, além de atividades e módulos interdisciplinares. Tudo para garantir um contexto autêntico de aprendizagem e formar um cidadão conectado com um mundo global e dinâmico.

Ao respeitar as necessidades e interesses da infância e o contexto de uma escola brasileira, aberta ao dinamismo de uma sociedade plural, a escola utiliza referências que tem como premissa, a necessidade, cada vez mais intensa, de comunicação e troca de informações entre povos, grupos e indivíduos por meio de diversos projetos.

O foco está no uso da língua e não somente no conhecimento sobre ela. A partir da parceria com o Cel.Lep, uma das mais renomadas instituições de ensino de idiomas, o Colégio Rio Branco conta com Laboratórios de Idiomas em suas duas unidades.

Além de integrar o currículo normal em aulas regulares do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e opcional no Ensino Médio, o Espanhol também é oferecido como curso livre oferecido gratuitamente. Em parceria com o Instituto Cervantes (Espanha), os alunos podem obter o diploma de espanhol como língua estrangeira (DELE).

Cursos livres gratuitos podem ser um diferencial

Publicidade

Com a semelhança entre os discursos, trabalhos e serviços oferecidos pelas instituições de ensino do mercado, alguns diferenciais importantes podem fazer toda a diferença no momento da escolha.

A maioria das famílias valoriza e procura por atividades extracurriculares para os filhos, mas fatores como renda, horário e temas podem impactar na decisão final.

O Rio Branco oferece um leque de opções de cursos livres que contemplam diferentes áreas da formação humana, como esportes, cultura e lazer que são oferecidos gratuitamente nas duas unidades, Higienópolis e Granja Vianna, em diferentes horários.

A participação das crianças nas atividades extracurriculares é uma oportunidade para a descoberta de talentos e vocações, assim como para o desenvolvimento do potencial de cada um, de novos valores, cidadania, da superação de limitações, da aprendizagem de regras, disciplina e da cooperação.

No Colégio Rio Branco, as opções gratuitas de cursos livre são:

Publicidade

Coral Rio Branco: tradicional, o coral da instituição conta com mais de 40 anos de história e soma apresentações internacionais e em eventos públicos à experiência de maestrinas e professores altamente qualificados.

 Foto: Estadão

Teatro: nessa modalidade, oferecida nas duas unidades, os alunos são divididos em dois núcleos: curso de Iniciação ao Teatro para alunos do 5º ano do Ensino Fundamentale Grupo de Teatro Rio Branco, destinado aos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O Grupo de Teatro Rio Branco tem mais de 30 anos de existência, com espetáculos montados, coletivamente, pelos integrantes. Atores e ex-alunos famosos como Dan Stulbach e Antônio Fagundes contam que desenvolveram o gosto pela arte da interpretação nos palcos do Colégio Rio Branco.

Libras: em parceria com o Centro de Educação para Surdos Rio Branco, uma referência nacional e internacional no ensino de surdos, são oferecidos cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Oficina de Libras para alunos de todas as idades e segmentos educacionais da escola e também para os pais. Os participantes podem aprender a língua de sinais de maneira prática e adaptada às necessidades de cada faixa etária.

 Foto: Estadão

Robótica: a atividade estimula o ensino de Ciência e Tecnologia para alunos do Ensino Fundamental I e II, que dispõe de materiais e recursos para aprender a Física na prática. Utilizando o kit "Lego Zoom", os exercícios permitem que o aluno saiba utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos, desenvolvendo o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, a seleção de procedimentos e a verificação de adequação de projetos.

Espanhol: oferecido com certificação (DELE) pelo Instituto Cervantes.

Publicidade

Esportes: essa opção contempla várias modalidades esportivas praticadas coletivamente, como o futebol, o vôlei, o basquete, handebol, entre outros.A Escola de Esportes Rio Branco segue as normas de desenvolvimento de cada faixa etária e estimula a prática esportiva de forma orientada, transmitindo conceitos de atitude, ética e comportamento.

Além das opções gratuitas, o Colégio Rio Branco dispõe de mais uma grade de opções com custos adicionais que inclui judô, balé, inglês e módulos universitários.

Internacionalização 

 Foto: Estadão

Tem sido cada vez maior a procura por graduação no exterior e muitas famílias já pensam, desde cedo, em enviar os filhos para estudar fora do Brasil no futuro, por isso, consideram escolas que propõem vivências culturais diversas e parcerias com programas internacionais.

Além da formação global e humanística, a internacionalização é um dos principais norteadores do trabalho realizado pelo Colégio Rio Branco, tanto para a formação de seus alunos, como dos educadores.

Publicidade

O Colégio Rio Branco mantém um relacionamento com pesquisadores de Harvard há mais de uma década. Essa parceria surgiu a partir de viagens de benchmarking e da constante presença da instituição em projetos de desenvolvimento profissional da Harvard Graduate School of Education. A instituição participa de discussões que trazem o que há de mais moderno em educação. Temas como Aprimoramento da Qualidade em Educação; Mente, Cérebro e Educação; Ambientes de Aprendizagem para o Amanhã;Liderança em Educação e Redesenhando o Ensino Médio, já foram abordados. Os alunos também têm a oportunidade de participar de projetos e metodologias oriundos da universidade.

O Colégio Rio Branco também é um parceiro oficial da Finlândia, mantendo um estreito relacionamento com seus órgãos oficiais, como o Ministério da Educação e a Embaixada da Finlândia no Brasil, além de instituições de educação como a Tampere University of Applied Sciences - TAMK.

 Foto:

Anualmente, a instituição realiza inúmeras atividades internacionais, viagens, intercâmbios e parcerias que oferecem subsídios pedagógicos para o ensino e aprendizagem, que além das experiências adquiridas, também permitem aos estudantes, o ingresso em universidades internacionais para graduação no exterior.

O Departamento de Estudos Internacionais já apoiou alunos em processos para instituições dos Estados Unidos e outros 20 países, dentre eles Canadá, França, Austrália, Alemanha, Espanha e China. A área também oferece consultoria, atendimento individual focada no projeto de cada aluno, apoio na construção do currículo e carta de apresentação, oficinas e simulados, entre outras.

Tecnologia na educação

Publicidade

 Foto: Estadão

É com este foco que o Colégio Rio Branco está alinhado às principais tendências na área e ambientes de aprendizagem: Laboratórios de Tecnologia Aplicada, Laboratórios de Tecnologia e Multimeios, Laboratórios de Línguas, Salas de Robótica e Espaço Maker - CreateLAB.

O Colégio Rio Branco também é uma escola referência Google, reconhecida por utilizar as plataformas Google for Education com alunos, educadores e colaboradores com inovação e de forma integrada às atividades, com apoio da Nuvem Mestra, partner premier do Google for Education na América Latina.

Criado pelo Google, o Programa Escola de Referência Google é em uma certificação que reconhece instituições de ensino que desenvolvem soluções inovadoras utilizando as ferramentas educacionais da plataforma, envolvendo a comunidade escolar.

Para a certificação, foram avaliados diversos critérios, como a formação de professores com o Google Educator e Trainer, utilização do Google Classroom a partir do 6° ano do Ensino Fundamental e utilização de Chromebooks com CMC (Chrome Management Console), nas salas de aula, pelos alunos.

Conheça mais sobre o Colégio Rio Branco em: www.crb.g12.br

 

 

Opinião por Colégio Rio Branco
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.