PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|50 alunos com destaque no Enem 2018 apontam a importância da Filosofia, História e Sociologia

De filósofos e livros às séries de TV, os estudantes, agora aprovados em vestibulares e universidades, no Brasil e no exterior, compartilham as principais técnicas e abordagens utilizadas na prova.

Atualização:
 Foto: Estadão

O aluno Lucas Felpi foi um dos 55 estudantes de todo o Brasil a tirar a nota máxima na redação do Enem 2018, e um dos únicos quatro no estado de São Paulo, ganhando destaque em importantes veículos da imprensa e grande repercussão nas redes sociais. Além do Lucas, outros 56 estudantes das unidades Higienópolis e Granja Vianna, do Colégio Rio Branco tiveram notas acima de 800 na redação, em Matemática e médias altas em todas as outras etapas da prova.

PUBLICIDADE

A instituição investe fortemente em laboratórios de redação, leitura e no engajamento dos alunos em todas as áreas de formação humana e do conhecimento. Ao longo de 2018, os alunos do Ensino Médio trabalharam intensamente temas específicos e da atualidade em diferentes disciplinas e atividades, dentro e fora da sala de aula. Produziram textos, realizaram discussões em grupo e entregaram cerca de duas redações por semana, com apoio para correção e análises de conteúdo.

A redação do Enem, por ter um peso alto no exame, é sempre uma grande preocupação para os candidatos, assim como quais as melhores técnicas para a produção de um bom texto. Nesta última edição, o tema proposto foi "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet", que permitiu aos candidatos diferentes linhas de abordagens.

A seguir, os estudantes do Rio Branco dão dicas sobre a construção de textos e como importantes autores trabalhados nas aulas de Sociologia, História e Filosofia podem ajudar a articular ideias e contextualizar fatos históricos, ideias e citações com o tema principal. Os jovens também ressaltam a importância das experiências socioculturais, do exercício do senso crítico, da leitura e reflexão, e do uso de um repertório próprio como séries de TV, músicas, opiniões e vivências particulares para argumentos com embasamentos sólidos e coerentes.

 Foto: Estadão

Fernanda Azar, 17Nota 940"Eu tenho mania de querer escrever muita coisa e costumo fugir do tema, então meu foco foi ter certeza que todos os meus argumentos estavam reforçando minha tese". Fernandajá está matriculada no curso de Relações Internacionais da FGV-SP, na qual foi aprovada na primeira lista.

Publicidade

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

Maria Luísa Januário de Oliveira, 17 Nota 880"Na minha redação escrevi sobre a liberdade que a internet parece oferecer, mas, por causa dos algoritmos, isso não ocorre, já que o conteúdo se torna específico e sempre agradável para o usuário. Depois que pensei nos argumentos, passei um bom tempo focada na coesão dos parágrafos, que é minha maior dificuldade." Maria Luísa entrou em Letras na USP.

Felipe de Moraes Vazamin, 17Nota 880"No desenvolvimento da minha redação foquei bastante no uso de conectivos entre parágrafos, poucas pessoas dão atenção a esse detalhe, e busquei utilizar ao máximo meu repertório sociocultural. Além disso, prestei muita atenção na distribuição de parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão para que todos estivessem bem desenvolvidos e dessem uma forma mais completa ao texto"Felipe passou em Administração na ESPM.

 Foto: Estadão

Fernando Estanislau do Amaral de Aragão, 17 Nota 880"A maioria das minhas redações são baseadas em Filosofia, uma temática que gosto muito, portanto, em minha dissertação no Enem 2018 não foi diferente. Nela eu citei Platão, um grande pensador que me ajuda a pensar nos problemas cotidianos e nos temas das provas. Além disso, só consegui tirar uma boa nota na redação graças aos laboratórios de redação do Colégio Rio Branco e à professora Débora Menezes que me ajudaram muito". Fernando quer trabalhar no mercado financeiro, passou em Economia na PUC-SP e em Administração na UFSCar.

 Foto: Estadão

Raisa Dreicer Krutzler, 18 Nota 860"Considerando o tema da redação do Enem de 2018, era muito importante ter noção de atualidades e usá-las durante o texto. No meu, citei o caso do Mark Zuckerberg ter sido processado por liberar dados dos usuários do Facebook para outras empresas, em abril de 2018. Além disso, é interessante colocar teorias de algum sociólogo, no meu caso usei a teoria de Zygmunt Bauman sobre a modernidade líquida, a qual tem como base a superficialidade das relações humanas, o que no contexto mostra que os indivíduos estão sendo tratados, cada vez mais, como meros algoritmos e mais suscetíveis a serem manipulados."Raisa foi aprovada em Administração de Empresas na FGV-SP e em Publicidade e Propaganda na ESPM.

 Foto: Estadão

Clara Vasquez Casavola, 17 Nota 860"Para atingir notas altas na redação do Enem, acho que o mais importante é focar em uma boa tese e conseguir desenvolvê-la ao longo do texto com argumentos fortes. Além disso é muito importante relacionar o tema com elementos filosóficos e do cotidiano. O repertório sociocultural com certeza é o que mais conta! Eu, por exemplo, relacionei um episódio da série "Black Mirror" do Netflix e uma frase do filósofo Pierre Bourdieu, sem fugir do tema. Todas as informações extras que vão além dos materiais didáticos podem ajudar não só na redação como em toda a prova. E por fim, treinar é sempre a melhor estratégia, fazer e refazer provas dos anos passados e escrever inúmeras redações aprimoram técnicas que ajudam no dia da prova". Clara passou em Enfermagem na UFMG e também gostaria de cursar Medicina.

Publicidade

 Foto: Estadão

Gustavo Mora, 17 Nota 860"No ano de preparação para minha prova do Enem procurei focar bastante no que estava acontecendo no mundo para que pudesse ter um bom background para qualquer tema da redação, o que fez uma grande diferença na minha nota em relação a tentativas em anos anteriores".Gustavo passou em primeiro lugar no curso de Administração do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e em Administração na PUC-SP.

 Foto: Estadão

Giulia Monteiro Milanese, 18 Nota 860"Para a minha redação no Enem, procurei dissertar usando como referência o sociólogoZygmunt Bauman e sua teoria sobre a Modernidade Líquida, com a qual pudemos ter contato estudando durante o 2º e 3º ano nas aulas de Sociologia, com a professora Marina Miorim. Esse repertório com certeza me deu mais segurança na hora de construir minha argumentação. Além disso, prestei para Ciências Sociais e pretendo seguir essa carreira e não podia deixar de ressaltar a influência gigante que tive durante minha escolha profissional com as aulas incríveis que tive na escola!"Giulia passou em Ciências Sociais na PUC-SP, na UFScar e na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

 Foto: Estadão

Henrique de Andrade Costa, 17 Nota 860"Na redação, meu foco foi mostrar que a manipulação de dados pela internet (máquinas) foi prevista por um estudioso antes da própria internet existir".Henrique entrou em Direito na UNIPAMPA.

 Foto: Estadão

Maria Eduarda Bertipaglia Neves, 17Nota 840"A imaginação é mais importante que o conhecimento. O meu foco para a redação foi ressaltar como as redes sociaisconseguem controlar as informações e por consequência o cotidiano de seus usuários e como devemos enfrentar esse novo tipo de manipulação." Maria Eduarda entrou em Medicina na Unisa.

 Foto: Estadão

Bruno Vitor Barcelos, 17 Nota 840"Otema da minha redação foi referente ao olhar filosófico em meio ao controle de dados na internet, sendo assim,usei como repertório sociocultural os sofistas, que não acreditavam em uma verdade indubitável, apenas na melhor argumentação, dessa forma eles tinham um poder de persuasão inacreditável. Assim como hoje, que muitas pessoas são facilmente manipuladas pelo controle de dadose não percebem, pois quando recebem a informação, não questionam e não buscam além de um ponto de vista. Por isso agradeço o meu professor de Filosofia, Isaque Trevisam Braga, por instigar a reflexão e a análise crítica dos alunos de forma imparcial. Quero fazer Economia para mostrar às pessoas que é possível crescer na vida independente do lugar ou condições que elas vieram, pois sempre há escolhas."

Publicidade

 Foto: Estadão

Mariana Kaufmann Sanchez, 17Nota 840"O tema da redação Enem 2018 foi extremamente abrangente, por ser visível no dia a dia dos jovens. Particularmente, tive facilidade ao redigir o texto, já que me interesso bastante pelo tópico em questão. Consegui relacionar a proposta com a série Black Mirror, pois retrata a sociedade manipulada pela tecnologia. Portanto, explorei com facilidade os conhecimentos adquiridos ao longo da minha formação acadêmica e principalmente pessoal, para que meus argumentos obtivessem fundamentos mais consistentes e diferenciados para os corretores."Mariana entrou em Administração na ESPM e no Mackenzie.

 Foto: Estadão

Alexandre Janoni Bayerlein GV, 18 Nota 840"Minha redação foi feita por meio da ligação de três subtemas ao tema principal: Getúlio Vargas (a intentona comunista),notícias falsas e bolhas sociais. A parte de Getúlio Vargas teve um foco no controle que governos totalitários fazem com as massas, o que eu liguei com notícias falsas também. E falei depois sobre a importância das bolhas sociais na propagação de fake news". Alexandre foi aprovado em Ciência e Tecnologia na UFABC.

 Foto: Estadão

Anna Memran Schreier , 17Nota 840"Escrevi principalmente sobre as "fake news" e como elas comprometem o pensamento das pessoas sobre certos assuntos."Anna entrou em Ciências Econômicas na PUC-SP.

 Foto: Estadão

Lucas Schimidt Coelho, 18Nota 840"Meu foco na redação foi principalmente o repertório cultural, o qual utilizei séries televisivas como Mr. Robot e Black Mirror". Lucas quer estudar Ciência da Computação e prestou USP, Unicamp e Unifesp.

 Foto: Estadão

Pedro Luiz Marques Canciani, 17 Nota 820"Durante todo o terceiro ano, o Colégio Rio Branco possibilitou a realização de redações toda semana, então isso me deixou constantemente em ativa e preparado! Além disso, antes de começar a escrever faço um pequeno resumo sobre o que cada parágrafo irá retratar. Como o Enem foca bastante em coesão e coerência, viso semprea utilização de sinônimos, preposições e conjunções, além de criar uma estrutura consistente em introdução, argumentação e uma conclusão com uma proposta de intervenção compatível e clara. Acho importante sempre estar em alerta acerca de temas do cotidiano e ter um bom repertório sociocultural para ajudar em referências ou citações. Na prova, relacionei o tema com algo bastante comum na atualidade que é a grande exposição de dados pessoais nas redes sociais e a capacidade de criar algoritmos específicos para cada indivíduo e preferência. Através de feedbacks e conselhos durante o ano fiqueiacostumado a usufruir de doutrinas filosóficas, e dessa vez não foi diferente, pois a partir da ideia de Indústria Cultural pude expor como a manipulação de dados de usuários ajuda na padronização de gostos e na criação de uma bolha social que exclui aquilo que é diferente e não conhecido. Não há uma regra sobre o que citar, você pode conseguir isso de várias maneiras, seja por meio de livros, filmes, séries, citações ou alusões históricas, basta apenas fazer sentido e se encaixar no texto. Por fim, sempre aconselho a seguir construção do texto pela sua maneira e costume, confiando em si mesmo e buscando sempre fugir de clichês ou exageros!".

Publicidade

 Foto: Estadão

Miriã Pereira de Araújo, 17Nota 820"Na redação, falei sobre cookies e como eles passam informações sobre o que as pessoas acessam e o fato de algumas pessoas não terem conhecimento disso".A estudante quer fazer graduação no curso de Audiovisual.

 Foto: Estadão

Davi Martinez Cavana, 17 anos Nota 820"Eu segui os passos que sempre eram ditos nas aulas de redação do Rio Branco, na redação falei sobre os sofistas, o tema de uma aula de Filosofia em que o professor disse que as chances de podermos utilizar isso na redação seriam grandes e ele estava certo". Davi entrou em Ciências Econômicas na PUC-SP.

 Foto: Estadão

Gabriela Cano Zaccharias, 18 Nota 820 "Na redação do Enem 2018, procurei salientar a manipulação de dados na internet mediante os próprios usuários. Dessa forma, relacionei com a Indústria Cultural, termo criado pelos filósofos e sociólogos Theodor Adorno e Max Horkheimeir".Gabriela pretende cursar Medicina.

 Foto: Estadão

Thiago Cardoso Evangelista, 18Nota 820"Para a redação eu busquei ter calma pra fazer e pensar em tudo que havíamos debatido no Rio Branco sobre o tema, que foi bastante visto, e tentar abordar um pouco de tudo." Thiago quer ser advogado e entrou em Direito na PUC-SP e no Mackenzie.

 Foto: Estadão

Cinthia Campozana Germek, 18 Nota 820"Na redação do Enem 2018, eu foquei na perda de autonomia dos usuários da internet devido às diversas formas de manipulação existentes atualmente, como, por exemplo, as "fake news". Cinthia pretende cursar Medicina.

Publicidade

 Foto: Estadão

Caio Padilha Soares, 17Nota 820"Quero seguir a carreira de jornalista especificamente esportivo, lembro de ter citado Bauman e deiprioridade em como evitar que a manipulação do quanto estão expostos os usuários de internet".

 Foto: Estadão

Arthur Teixeira Aleixo Silva, 17 Nota 800"Em minha redação busquei abordarideias e conceitos fora do senso comum e adequá-los ao tema. Uma tarefa que exige muitoraciocínio, lógica e memória para utilizar conceitos adquiridos nas aulas das matérias como Sociologia e Filosofia que me deram grande repertório na redação, além das técnicas de construção de texto que aprendi nas aulas de redação". Arthur foi aprovado em Ciências Econômicas na PUC-SP e na FECAP.

 Foto: Estadão

Victoria Marcolini Bsaibes, 17Nota 800"Na minha redaçãoutilizei como argumento a teoria do sociólogo Émile Durkheim. Ele diz respeito sobre um fato presente na sociedade atual, onde algo externo torna-se interno como um padrão. Logo, principalmente na internet, estamos perdendo a individualidade e a sua respectiva identidade. Acredito que para uma boa nota, em qualquer exame que contenha redação, o ato de refazer temas antigos, pelo menos toda semana, de estudar conjunções, sinônimos e um vocabulário mais formal, me ajudou muito na buscade um sucesso!"Victoria foi aprovada em Arquitetura e Urbanismo na FAAP e na Belas Artes.

 Foto: Estadão

João Pedro Nobre Marcolino, 17 Nota 800"Sobre o tema da redação, tentei focar bastante em mostrar como a manipulação do comportamento do usuário através do controle de dados era uma ação extremamente antidemocrática, exemplificando a ditadura militar ocorrida no Brasil em 1964 e no Estado Novo de Getúlio Vargas em 1937, mostrando como nos dois períodos houve controle de dados ( não pela internet ) e uma manipulação do comportamento da população na época, e, assim, tentei esclarecer como é importante tomar cuidado ao navegar na internet, pois o controle de dados pessoais ficou muito mais fácil depois do surgimento dessa rede."

 Foto: Estadão

Laura Ferreira Zemella, 18 Nota 800"Na minha redação, tentei focar em como os algoritmos das redes sociaisconseguem filtrar os dados dos usuários de tal forma a mostrar a eles só aquilo que lhes interessa, deixando-os em uma bolha em que não há contato com opiniões ou gostos diferentes." Laura pretende cursar Medicina.

Publicidade

 Foto: Estadão

Luiz Guilherme Voigt Sampaio, 17Nota 800"Eu sinto que durante a redação inteira meu foco foi mostrar meu repertório sociocultural. Eu lembro que meus dois parágrafos de desenvolvimento foram quase só isso (que hoje eu percebo que foi um erro dar tanto ênfase apenas nessa competência). Eu falei primeiro sobre o caso do Facebook com a Cambridge Analytica e depois falei sobre o Edward Snowden e o vazamento dos documentos da CIA em 2013. Não tenho certeza ainda mas provavelmente prestarei Direito."

 Foto: Estadão

Eduarda Rodrigues Verona, 17Nota 800No Enem, um dos pontos que priorizei na redação foi a problemática do algoritmo que seleciona o que vai aparecer para o usuário com base nas suas interações com outras publicações, de modo que o indivíduo acaba sempre exposto ao mesmo tipo de conteúdo, tendo assim possibilidades reduzidas de entrar em contato com outras visões de mundo e expandir os horizontes. Além disso, também falei sobre as fake news criadas e espalhadas com o intuito de fazer com que as pessoas formem opiniões errôneas sobre um fato, que na verdade nem aconteceu ou não aconteceu da maneira como foi retratado na notícia."Eduarda está prestando vestibular para Medicina.

 Foto: Estadão

Camila Ferreira Levin, 17 Nota 800"Quando vi o tema da redação, logo pensei, é um tema atual, no qual eu poderia inserir o problema destaque do ano de 2018: as fake news. Como sempre fui fã de Filosofia, vi uma oportunidade para usar os conceitos de verdade de verdade de Descartes e a base da sociedade digital líquida, segundo Bauman, montando assim, uma abordagem bem teórica do tema".Camila entrou em Design na ESPM.

 Foto: Estadão

Diego Barroso Vieira Carvalho, 17Nota 800 "O meu maior foco na redação foi a estrutura do texto, tentei me certificar que cada parágrafo possuía as informações necessárias do tema, de maneira objetiva. Eu quero seguir a carreira de animador de desenhos animados e estudar no exterior"

A lista dos estudantes aprovados nos principais vestibulares do país, e em universidades no exterior está disponível em: www.crb.g12.br

Publicidade

 

 

 

 

Opinião por Colégio Rio Branco
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.