Poliedro
26 de março de 2020 | 17h58
Educadores do Colégio se adaptam rapidamente ao ensino a distância para garantir aulas e conter a evolução da pandemia
Diante da atual emergência de saúde pública em que vivemos e da suspensão das aulas presenciais, professores do Colégio Poliedro, com unidades em Campinas, São José dos Campos e São Paulo, colocaram em prática um plano para garantir que todos os alunos continuem com as aulas durante o período de quarentena, ainda sem previsão de término. Trata-se do Home School Poliedro.
Nos últimos anos, a escola investiu muito em ferramentas tecnológicas que facilitaram a organização deste novo processo e a comunicação entre professores e alunos, principalmente após a implantação, em 2019, do Sistema Interativo de Aprendizagem (SIA), que tornou as salas de aulas 100% conectadas por meio de uma parceria com as grandes provedoras mundiais Microsoft e Apple. Esse investimento fará toda a diferença agora, momento que, segundo o coordenador pedagógico Carlos Lambert, é desafiador para as instituições educacionais. “É um período de ajustes para todos nós, e nossa maior preocupação é difundir essa nova cultura de trabalho, encontrando a melhor forma para os estudantes e as famílias se organizarem”, comenta.
Outro ponto importante é o apoio aos pais e responsáveis durante essa nova rotina. “Esse momento exige um exercício de autonomia e de responsabilidade por parte dos alunos, por isso orientamos aos pais que estabeleçam para os filhos uma rotina de estudos. O papel da família é fundamental nesse processo, e precisamos trabalhar em conjunto para superar esta crise”, conclui Lambert.
A escola disponibilizou iPads aos professores para garantir a comunicação e a realização das videoaulas, dentro de uma grade de atividades definida pela coordenação pedagógica para que os alunos tenham, em média, quatro horas de aulas e atividades por dia.
One Note, uma das plataformas utilizadas pelos alunos do Colégio Poliedro
Apoio para quem vai prestar vestibular – Algumas ações também foram planejadas para apoiar os alunos que estão em fase de preparação para os processos seletivos, ainda que não exista definição das instituições a respeito de uma possível alteração de calendário.
“Estamos organizando um curso completo on-line com videoaulas, atividades complementares, simulados, atendimento de redação, orientação pedagógica, plantão de dúvidas e outras ferramentas e serviços”, explica Andrea Godinho, coordenadora do Ensino Médio do Colégio Poliedro.
A escola manterá as aulas on-line de segunda a sexta-feira, seguindo um horário especialmente preparado para esse período de modo a garantir uma rotina semelhante à que os estudantes teriam nas aulas presenciais.
“O horário das aulas foi elaborado levando-se em conta que o aluno deve manter uma rotina diária de estudos”, comenta Andrea. “Com as videoaulas, os estudantes podem voltar o conteúdo, mas recomendamos fortemente que eles evitem pausas constantes para não perder o andamento da aula, garantindo assim uma rotina parecida com a que teriam nas aulas presenciais”, ressalta a coordenadora.
Dicas para estudar em casa com aulas on-line
Sobre o Colégio Poliedro
Com sedes em Campinas, São José dos Campos e São Paulo, o Colégio Poliedro trabalha dia a dia com a missão de formar e transformar jovens do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio em cidadãos atuantes, protagonistas e conscientes de seu papel e de sua responsabilidade na sociedade.
Para enfrentar o desafio de educar, o Colégio tem como proposta de formação a valorização do conhecimento em um ambiente estimulante, onde se destacam a dedicação, a autonomia e a tecnologia.
Para saber mais a respeito do Colégio Poliedro, acesse: www.colegiopoliedro.com.br
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.