Faxina com crianças
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Faxina com crianças

Daniela Bianchi

30 de abril de 2021 | 08h39

O enfrentamento da Pandemia de Covid 19 trouxe novos hábitos para as famílias. Na grande maioria, a prestação de serviços domésticos foram extintos. Com isto, os pais acumularam mais estas tarefas sobrecarregando-os.

 

 No Brasil, temos um pensamento bastante forte, de que não podemos compartilhar as tarefas domésticas com nossos filhos. Existe um inconsciente coletivo que remete estas atividades à exploração do trabalho infantil.

 

Não concordamos com este pensamento. Participar da rotina doméstica, reforça a sensação de pertencimento , a capacidade de independência e desenvolve a empatia pelos adultos responsáveis por tais tarefas, valorizando-os

 

Quando poupamos nossos filhos das responsabilidades domésticas, impedimos que desenvolvam a capacidade de futuramente compartilharem espaços comuns com companheiros,colegas de moradia ( repúblicas estudantis, alojamentos) ou mesmo no espaço de trabalho,afetando fortemente o relacionamento social.

 

Toda pessoa PRECISA saber ser responsável pela sua própria sujeira e bagunça. Toda criança precisa saber desde cedo, que a casa não se arruma sozinha e que se alguém não está fazendo a sua parte,  há outro alguém sobrecarregado.

 

A filosofia Montessoriana, é adepta ao desenvolvimento de atividades de vida prática. Nos estudos Montessorianos, encontramos referências para a elaboração de atividades que poderão ser usadas como um guia para iniciar as crianças na rotina doméstica. Muitas necessitam de orientação e supervisão para serem assimiladas. Acreditamos que no início, será interpretado como “chato” para as crianças e trabalhoso para os adultos que orientarão. No entanto, não se deixem vencer pelo pensamento de que é mais rápido fazer tudo sozinho. 

 

Acreditem: vocês desenvolverão a autoconfiança, autonomia e colaboração familiar. 

 

As sugestões podem ser introduzidas aos poucos, aumentando o grau de dificuldade com o tempo.

 

Será muito positivo, organizar um quadro de rotina semanal, distribuindo as tarefas harmonicamente. O importante é que o tempo seja organizado da melhor maneira possível, sobrando tempo para o lazer, responsabilidades escolares e convivência familiar.

 

Estamos à disposição para conversarmos a respeito.

 

Entrem em contato conosco.

 

Roseli Romero

Or. Educacional

Colégio Monteiro Lobato

 

2 a 3 anos

 

  • guardar brinquedos;
  • colocar embalagens vazias de comidas no lixo ( biscoitos, sucos);
  • voltar com as toalhas para o lugar após o uso;
  • colocar os livros de volta na estante;
  • ajudar arrumar a mesa para refeições, com os objetos que não quebram;
  • voltar com a almofada para o sofá, caso estejam no chão;
  • dobrar panos de prato e/ou outros ítens fáceis;
  • colocar roupas sujas no cesto;
  • limpar a poeira dos livros e de objetos que não quebram.

 

4 a 5 anos

 

  •  arrumar a própria cama;
  • verificar se tem objetos embaixo dos móveis e recolher;
  • alimentar animais de estimação de  pequeno porte;
  • regar plantas;
  • secar objetos que não quebram;
  • auxiliar na retirada dos objetos usados nas refeições ( sempre os que não quebram)
  • passar pano na mesa para retirar resíduos após as refeições
  • todas as sugestões anteriores.

 

6 a 7 anos

 

  • varrer ou aspirar parte da casa;
  • esvaziar a lava-louça ou secar e guardar as louças;
  • recolher o lixo dos banheiros e dos quartos caso tenham;
  • varrer a calçada, caso morem em casa;
  • dobrar suas roupas e parear meias;
  • fazer saladas simples;
  • descascar legumes com descascador seguro. ( sem o uso de facas)
  • organizar a área onde ficam os sapatos, pareando-os;
  • todas as sugestões anteriores.

 

8 a 9 anos

 

  • colocar roupas na máquina de lavar, separando-as por gênero e cores;
  • colocar roupas na secadora;
  • ajudar a guardar as compras do mercado, separando-as por gênero;
  • limpar a pia  do banheiro e o vaso sanitário por fora;
  • bater bolos/ fazer pães/ fazer biscoitos
  • limpar o microondas;
  • lavar suas peças íntimas de vestuário e estendê-las;
  • todas as sugestões anteriores.

 

10 a 11 anos

 

  • lavar banheiros;
  • aspirar os ambientes da casa;
  • pegar correspondências;
  • limpar espelhos;
  • cozinhar alimentos simples como macarrão;
  • limpar a cozinha;
  • lavar a louça;
  • todas as sugestões anteriores.

 

12 anos em diante

 

  • limpar ítens de vidro;
  • passar algumas roupas;
  • ajudar irmãos mais novos nas tarefas domésticas e escolares;
  • cozinhar com mais complexidade;
  • limpar geladeira, verificando prazos de validade;
  • ajudar em consertos simples da casa.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.