Colégio Anália Franco
05 de abril de 2018 | 18h48
Como mostrar aos alunos a importância da política nas organizações? Como resgatar o valor e a importância da política para nossa sociedade? Como incentivar a participação individual e coletiva? Como ter um espaço democrático diário na escola? Enfim, foram estas inquietações e outras tantas que incentivaram a concretização do Grêmio Estudantil do Colégio Jardim Anália Franco.
Esta ação pedagógica visa potencializar a voz do jovem no ambiente escolar, direcionar caminhos de atuação positiva, capacitar à prática política saudável, instigar o diálogo institucional, além de ampliar o espírito de pertencimento ao ambiente escolar e continuar com a dinâmica de uma escola viva, em que os alunos sejam protagonistas de sua própria vida escolar, com apoio de toda equipe pedagógica.
O protagonismo juvenil emana do desejo de ser presente em sua realidade e é na escola que esta característica deve ser incentivada e alimentada com direcionamentos construtivos permitindo aos jovens experiências e vivências para posteriormente atuar de forma positiva no mundo em que vivem.
Em 2017 com intuito de preparar espaço fértil no ambiente escolar e inquietar os alunos a esta vivência, trouxemos os alunos mais perto da coordenação pedagógica, permitindo-os participar do processo formativo com reuniões, coleta de sugestões, projetos diversos de iniciativa estudantil, dentre outros.
Com o solo preparado, começamos a semear valores e atitudes como: autonomia, diálogo, responsabilidade, organização, proatividade, escuta atenta, enfim… O protagonismo tão falado e que, no Anália, é efetivamente trabalhado.
As etapas para início da gestão do Grêmio Estudantil foram as seguintes:
A apuração foi rápida e segura, 59,74% dos eleitores votaram na chapa 1 (PSFC) e 40,26% escolheram a chapa 2 (PE). Em época de intolerâncias políticas, nenhum voto nulo ou branco. Um bom sinal em prol da representatividade e legitimidade de um poder estudantil que está sendo iniciado para servir e atender os anseios de execução de projetos que ampliem a criticidade dos jovens, continuem a permitir o envolvimento sadio dos estudantes e, sobretudo, contribuam na edificação de um mundo cidadão a partir da realidade escolar.
Sérgio da Costa Bortolim
Coordenador Pedagógico EFII e EM.
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