FÉRIAS NA ESCOLA: aprender e ser feliz!
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

FÉRIAS NA ESCOLA: aprender e ser feliz!

Colégio Anália Franco

23 de junho de 2021 | 09h02

Férias na Escola: momento de interação entre as crianças (Colégio Jardim Anália Franco-SP)

Crianças de férias, bagunça na certa! Horários reajustados e rotinas diversificadas. Em um dia, dorme tarde e acorda cedo. Em outro, dorme cedo e acorda tarde. Assiste TV, joga vídeo-game, fica no youtube. “Mãeeee, tô com fome!”. Chama o ifood. De 2ªf, 4ªf e 6ªf: batata frita, lanche, refrigerante. De 3ªf e 5ªf, comidinha feita na hora. Período da tarde: mais vídeo-game, filme com pipoca e, à noite, mais vídeo-game! Muitas famílias em home office e outras retornando ao formato presencial. A atenção dividida entre o rendimento no trabalho e a preocupação com a qualidade de vida dos filhos. Um ambiente que mescla a alegria e o desespero!

A descrição parece um exagero, mas encontramos casos similares em diversos lares dos grandes centros urbanos. Se São Paulo é a “cidade que não para” por que a alegria, o cuidado e a aprendizagem precisam ser interrompidos no período das férias escolares?

A escola é um ambiente de aprendizagem. E, no período de recesso das aulas regulares, entram em cena os Cursos de Férias em que as crianças podem continuar a interagir e aprender de maneira intensiva, gastando sua energia e construindo novas amizades em atividades lúdicas em período integral.

Férias na Escola: brincar e aprender em todo lugar (Colégio Jardim Anália Franco-SP)

 

No biênio 2020-2021, a organização dos calendários escolares sofreu com ajustes diversos devido aos efeitos da pandemia da Covid-19. O “abre e fecha” das instituições de ensino gerou instabilidades às decisões das famílias sobre o momento adequado ao retorno às atividades presenciais. Todavia, com a existência de protocolos de segurança e a compreensão dos métodos de prevenção ao “inimigo invisível”, a confiança dos pais começou a ser reconstruída.

As relações interpessoais tiveram uma ruptura com o distanciamento forçado e, ao mesmo tempo, precisaram ser reinventadas em um novo contexto. Assim, com os protocolos sanitários que exigem o uso de máscaras, o sorriso passou a ser emitido pelo olhar e, quanto mais se treina esse olhar, melhor se conquista a autonomia de ver a si mesmo e encontrar sentido na convivência cotidiana.

o sorriso passou a ser emitido pelo olhar e, quanto mais se treina esse olhar, melhor se conquista a autonomia

 

Vale destacar que, para muitas famílias, a escola é o grupo mais relevante de interação social de seus filhos para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Nesse sentido, escolas fechadas geram um impacto negativo à evolução das crianças. E para colaborar com a formação constante dos pequenos estudantes, diversos colégios atuam de maneira pedagógica para que os meses de férias dialoguem com brincadeiras e aprendizagens. Um local que apresenta uma proposta com muita alegria e aprendizado é o “Anália” (Colégio Jardim Anália Franco, São Paulo – SP) que proporciona às famílias da região do Tatuapé e adjacências uma programação especial que explora competências diversas das crianças, instigando habilidades motoras e desafiando seus limites de maneira segura, oportunizando uma aprendizagem lúdica e, consequentemente, possibilitando seu enriquecimento cultural.

A família deve estar atenta a aspectos importantes na escolha de um bom Curso de Férias para seus filhos. Para isso, cinco itens são estratégicos na hora de matricular seus filhos em um Curso de Férias:

 

 

Semestralmente (meses de Janeiro e Julho), o Anália transforma seu espaço em um núcleo de diversão, interação e conhecimento. Visando receber crianças do colégio e de bairros vizinhos, a instituição monta uma programação completa de brincadeiras que educam e desenvolvem os pequenos participantes (de 2 a 11 anos) em desafios como gincanas e projetos com gamificação onde todos saem ganhando, respeitando sempre os limites e características de cada um. A coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais do colégio, Paloma Guimarães, afirma: “O legal, produtivo e fundamental das brincadeiras que ocorrem nas ‘Férias do Anália’ é o fato de que todos se divertem. Aqui, oportunizamos momentos para que as crianças vivam felizes. Todos juntos, respeitando os protocolos sanitários!”

Férias na Escola: vivências para uma aprendizagem significativa (Colégio Jardim Anália Franco-SP)

 

Guimarães destaca, ainda, a importância dos cuidados de prevenção à Covid-19 e uma alimentação saudável no período de férias. Segundo ela, as crianças necessitam de espaços seguros para interagirem entre si e com responsabilidade social necessária aos desafios atuais, pois uma escola deve ensinar, cuidar e brincar com os pequenos pensando sempre no cuidado com as famílias das crianças e em toda sociedade.

Diversos estudos estão sendo realizados sobre as crianças e a infecção por SARS-CoV2, tal como o produzido pela Fundação Oswaldo Cruz e divulgado em 2021. Este tema é muito caro aos profissionais da educação e instituições de ensino, pois é necessário garantir um ambiente protegido contra o vírus para que os projetos dentro das escolas ocorram em um ambiente harmonioso e respeitando as recomendações dos órgãos governamentais pertinentes.

uma escola deve ensinar, cuidar e brincar com os pequenos pensando sempre no cuidado com as famílias das crianças e em toda sociedade.

 

No Colégio Jardim Anália Franco, o Protocolo de Segurança tem sido atualizado constantemente para atender as exigências sanitárias neste período de pandemia e foi ampliado com medidas que conscientizam a comunidade escolar. Além dos comunicados às famílias, diversas ações são realizadas em seu cotidiano para a formação de alunos, professores e demais funcionários do colégio.

“Não há segredo. Ações simples como o uso de máscaras, distanciamento, ventilação e higienização correta das mãos salvam vidas! Todos precisamos seguir as medidas de proteção. Crianças, famílias e profissionais da educação. Cuidar de si mesmo é cuidar do outro e, assim, cuidamos de todos nós! Juntos na mesma meta, mas separados devido ao distanciamento social”, afirma Laís Godoy, coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.

No que se refere à alimentação, um cardápio completo e balanceado é estruturado pela Equipe de Nutrição do Anália. A nutricionista Martha Games ressalta que as férias na escola possuem um cardápio diferenciado, divertido e com alto valor nutricional para as crianças. Ela afirma que: “Comer bem é compartilhar a vida e o alimento precisa ser assim: pensado nos detalhes e produzido com todos os protocolos para ser vida na vida das pessoas!”

 

Férias na Escola: culinária nutritiva e divertida (Colégio Jardim Anália Franco-SP)

 

A equipe pedagógica é outro item a ser destacado. Com pedagogos, auxiliares e outros profissionais da educação, o Curso de Férias do Anália possui uma programação que “salta aos olhos” para que a criança possa pensar o mundo em que vive de forma lúdica, com brincadeiras diversas, gincanas, contação de histórias, gamificação, cinema, dança, pintura, teatro, música, culinária, atividade maker e muito mais. Tudo pensado e desenvolvido com o rigor da intencionalidade pedagógica, com objetivo de formar estudantes íntegros, interativos e investigativos. Um programa completo para os pequenos que gastarão as energias e chegarão em casa prontos para o carinhoso abraço da família e empolgados para contar todas as vivências incríveis do dia.

 

 

Férias na Escola: uma programação completa para as crianças (Colégio Jardim Anália Franco-SP)

 

Assim, os Cursos de Férias são alternativas extremamente eficazes para as realidades exaustivas de grandes centros urbanos, tanto para as crianças como para suas famílias. Investir nos filhos e ver a alegria estampada em seu rostos, assim como a evolução da aprendizagem que surge nas habilidades construídas para a vida, é a maior riqueza que nós, adultos, podemos gerar para a sociedade que vivemos. Vamos juntos?

Prof. Sérgio da Costa Bortolim

Mestre em Políticas Sociais e Especialista em Educação.

Licenciado em Filosofia e Pedagogia.

Diretor Pedagógico do Colégio Jardim Anália Franco.

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.