Na sociedade de consumo em que vivemos hoje, bombardeados por Instagram, Facebook, aplicativos que prometem resolver todos os problemas da vida quotidiana e “fórmulas infalíveis” de simplicidade quase mágica dos famigerados coaches, é natural que nos questionemos – devemos levar a tecnologia para dentro da sala de aula? O escritor Nassim Taleb, crítico ferrenho do
“Imaginemos uma caverna subterrânea onde, desde a infância, geração após geração, seres humanos estão aprisionados. Suas pernas e seus pescoços estão algemados de tal modo que são forçados a permanecer sempre no mesmo lugar e a olhar apenas para frente, não podendo girar a cabeça nem para trás nem para os lados. A entrada da
Você sabe o que é Inteligência Emocional? A definição mais certeira e aceita no meio acadêmico é a do psicólogo Daniel Goldman, que define como – “a capacidade de reconhecer os nossos próprios sentimentos, bem como os alheios, de motivar-nos e de saber manejar as nossas emoções”. É claro que as crianças devem aprender
Já há alguns anos, a multidisciplinaridade se tornou um paradigma importante na forma como se ensina nas escolas. Trata-se de uma visão não compartimentalizada dos saberes, que reflete os desafios da vida real. Surge da constatação de que, quando se trata de um problema, diversas áreas do saber devem ser empenhadas para a sua resolução.
O ensino híbrido não é simplesmente uma continuação ou aprimoramento dos métodos tradicionais. É uma quebra dos antigos paradigmas. Não em direção a um futuro distópico onde o professor é substituído pelo computador e o aluno apenas reage à máquina ou é um mero espectador. As apostilas, materiais didáticos padronizados, programas obrigatórios de ensino e
O ensino híbrido é uma proposta de educação que combina o ensino convencional, com papel, caneta e quadro, com as tecnologias mais recentes disponíveis aos professores e estudantes. O objetivo não é transferir a importância do professor para a máquina ou substituir práticas pedagógicas convencionais – muito pelo contrário – é combiná-las e enriquecê-las com