Ensino em tempo integral: ganham o aluno e a família

Ensino em tempo integral: ganham o aluno e a família

Do Colégio

09 de dezembro de 2015 | 11h49

O ensino em período integral é uma unanimidade na educação. Seus benefícios para os alunos, que passam a ter mais horas na escola, são evidentes. Mas o período extra é também positivo para os pais, ainda mais com o cotidiano de grandes cidades, como São Paulo.

Conciliar a vida pessoal e profissional é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas famílias contemporâneas. Essas metrópoles exigem de seus cidadãos cada vez mais dedicação para o trabalho e para as atividades sociais e culturais.

Outro fator para esta aparente falta de tempo é a reestruturação do papel dos casais, que obriga marido e mulher a dividirem, de forma igualitária, os deveres em relação à manutenção, administração da casa e à atenção à prole. Todas essas circunstâncias tornaram premente a solução dos problemas em geral relativos ao dilema básico: onde e com quem deixar as crianças no período fora de casa?

O Colégio Horizontes Uirapuru mantém há mais de vinte anos o Período Integral, oferecendo aos alunos um leque de opções interessantes, acompanhadas de alimentação balanceada, assistida por nutricionista.

Artes Marciais é uma das atividades oferecidas aos alunos do período integral no Horizontes. Foto Divulgação

Artes Marciais é uma das atividades oferecidas aos alunos do período integral no Horizontes. Foto Divulgação

O projeto do colégio atende desde a Educação Infantil até as últimas séries do Ensino Fundamental, e seu objetivo vai além de manter o aluno na escola. Na parte pedagógica, há acompanhamento das lições de casa, orientação nos estudos e reforço. No que diz respeito ao desenvolvimento físico, social e artístico, meninos e meninas podem usufruir de aulas de culinária, esportes, artes, dança, futsal, patinação, capoeira, artes marciais, violão, artesanato, entre outras.

Alunos do Horizontes participam da atividade de culinária. Foto: Divulgação

Alunos do Horizontes participam da atividade de culinária. Foto: Divulgação

“Uma atividade divertida que o Horizontes oferece no Período Integral da Educação Infantil é a AVP, Atividade de Vida Prática, na qual as crianças aprendem tarefas do dia a dia, como estender a toalhinha sobre a mesa, realizar a higiene pessoal de forma autônoma, lavar louça, arrumar a cama e outros afazeres. Aprendem também, que essas pequenas atividades podem ser divididas entre os integrantes da família”, declara Gabriela Martins, diretora do Horizontes.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.