Patrícia Delázari
28 de junho de 2017 | 13h06
Tudo o que se cria tem origem remota em conceitos que fundamentaram as ideias de pensadores e cientistas. Essas teorias têm seu auge e declínio. Contudo, há que se convir que mesmo engavetadas por anos, elas subsidiam no momento propício, as novas teorias, fruto de estudos que acompanham a evolução dos tempos.
Assim é, que Skinner formulou o seu conceito-chave de condicionamento operante, sobre os acréscimos que fez ao reflexo condicionado de Pavlov.
Houve um tempo na educação em que se fazia o treinamento motor de forma rigorosa, por meio de exercícios graduais, com vistas à concentração, ao relaxamento, à memória e até à motricidade.
Este rigor na obtenção de comportamentos ideais, foi substituído pelo que é oferecido em todos os campos da atividade artística: teatro, música, artes plásticas e visuais e expressão corporal, bem como na educação física, para suavizar a rigidez anterior.
Dentro desse movimento evolutivo dos processos educacionais impulsionados pela neurociência, surge o Cogmed, um inovador treinamento de memória operacional.
Pelo entendimento de que não basta despertar a atenção do aluno, mas mantê-la transmutada em concentração, para maior operacionalidade da memória, o método efetiva:
O Colégio Horizontes acrescentou ao seu currículo regular do 6° ano do Ensino Fundamental, as aulas de Cogmed por contribuírem grandemente para seus objetivos principais de autonomia e independência e a gratificação fica por conta do enorme prazer que os alunos sentem em participar dessas aulas.
Patricia Delázari – Tutora do Cogmed no Colégio Horizontes
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