Foto do(a) blog

Blog dos colégios

X VIVA ESPORTES

PUBLICIDADE

Por conteúdo Escola Viva
Atualização:
    Foto: Estadão
    Foto: Estadão

Sem dúvidas, o Viva Esportes é um dos eventos mais esperados do F2...

    Foto: Estadão
    Foto: Estadão

O Viva Esportes acontece há 10 anos, com o objetivo de integrar os alunos do F2 - de 6º a 9º ano - que vivenciam, juntos, vários conteúdos da área de Corpo. São quatro dias de atividades físicas, modalidades esportivas e jogos recreativos. Os alunos são divididos em quatro grandes grupos distinguidos por cores e, literalmente, vestem a camisa de suas equipes, em uma competição saudável e divertida.

    Foto: Estadão
    Foto: Estadão

Na Cerimônia de Abertura, o juramento do atleta, feito por um dos alunos, explicita os princípios e a ética do evento. O discurso dos professores de Corpo e Movimento, Maurício Simões Silva e Fausto Galeote, trouxe a reflexão de que experiências como essa são fundamentais: além de praticarem as modalidades e se divertirem juntos, os alunos também aprendem bastante.

blockquote
    Foto: Estadão
    Foto: Estadão

Aprendem também a ter postura e espírito de cooperação. Os grupos são divididos de forma a encontrar o maior equilíbrio possível, de acordo com as habilidades dos alunos e a diversidade das modalidades. Cada atividade tem suas regras previamente estabelecidas e o respeito é o protagonista de toda essa história.

    Foto: Estadão
    Foto: Estadão

Os alunos do 9º, em seu último ano no F2, têm um papel fundamental no evento. Durante as aulas de Educação Física, são separados em grupos e participam da organização de todo o evento. São eles que estabelecem as regras de cada modalidade, a divisão das equipes, a programação das cerimônias de abertura e encerramento, entre outras coisas.

Publicidade

    Foto: Estadão
    Foto: Estadão

Futebol, vôlei, handebol, tênis de mesa, pula corda, cabo de guerra, pebolim, queimada, arremesso, dodgeball e pique bandeira, foram as modalidades da 10ª edição do Viva Esportes. Os times lutam com garra para defender as suas cores e se dedicam a isso com afinco.

    Foto: Estadão
    Foto: Estadão

A cada conquista, a vibração toma conta das torcidas e dos jogadores e torna-se comum presenciar abraços apertados, palavras de incentivo e trocas de sorrisos de orelha a orelha.

  Foto: Estadão
  Foto: Estadão

Sinta um pouco desse clima:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.