As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Tarefas para casa aproxima família da criança e da escola

Thais Gonzales

19 de fevereiro de 2019 | 14h46

A família tem influência no processo ensino/aprendizagem, por isso mostrar interesse pela vida escolar da criança é fundamental. As tarefas para fazer em casa ajudam nesse processo, como participar de registros em forma de desenho, fazer recorte e colagem ou escolher fotos juntos para a produção de uma atividade , por exemplo.

Estimular a curiosidade, ouvindo questionamentos e fazendo novas perguntas, é tão importante na infância. “Quando a família participa, melhora a autoestima e estimula o desenvolvimento da criança. Essas atividades direcionadas para casa aproximam os pais dos filhos e promovem um momento deles relacionado à escola”, explica a coordenadora Cristiane Fernandes, do Colégio Alicerce.

Reuniões, datas comemorativas, encerramentos de ciclos, Circuito Cultural e outros eventos, no Colégio Alicerce, favorecem ainda mais a aproximação da família na escola e a construção de um ambiente saudável e propício ao aprendizado.

“Além de darmos a oportunidade de a criança vivenciar experiências que permitem ela falar, perguntar, ouvir histórias, desenhar, pintar, jogar, brincar e pesquisar, priorizamos momentos para que ela se sinta feliz. Isso só é possível trabalhando em parceria, acolhendo os pais e responsáveis e inserindo-os no cotidiano. As tarefas, os encontros e toda a comunicação fazem a diferença”, acrescenta a coordenadora.