Thais Gonzales
07 de dezembro de 2017 | 13h54
Às vésperas de provas importantes, o coração acelera, o sono fica conturbado, a fome desaparece (ou aumenta) e a irritabilidade surge. Esses são alguns sinais de ansiedade. Para seguir confiante, é preciso lidar bem com isso.
A ansiedade está relacionada com o medo e o incerto. Os vestibulandos sabem bem o que significam essas palavras. Segundo especialistas, essa impaciência nos mantém reféns das expectativas para o futuro e o melhor a fazer é fincar a mente no presente e trabalhar os pensamentos positivos.
O “não vou conseguir” e o “vai dar errado” precisam sair de cena. Agora é a hora de confiar em si, no quanto estudou e se dedicou.
Leve em consideração esses outros pontos para as próximas fases:
Evite comparações
Evite se comparar com alguém da sua convivência que passou na universidade que muitos almejam. Foque em sua dedicação e escolhas.
Quanto mais tranquilo estiver, melhor.
Durma bem
Nada de passar as noites em claro “alimentando” a insegurança, o medo, a ansiedade. Dormir é fundamental nessa fase para descansar corpo e mente.
Respire
Reconheça que sente a pressão da ansiedade e use algo a seu favor: respire. A neurociência acredita que respirar com qualidade significa viver mais e melhor e é uma grande aliada em dias de tensão. Pare por 5 minutos pelo menos todo o dia.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.