Thais Gonzales
27 de março de 2017 | 15h05
Bons hábitos devem ser cultivados desde cedo, e o Colégio Alicerce procura ajudar os pais nisso. O tema Saúde bucal é um dos assuntos que tradicionalmente ganham espaço. Já que a prevenção é a melhor forma de diminuir doenças bucais, a escola promove encontros para falar sobre o assunto todos os anos.
A importância da boa alimentação, de escovar os dentes três vezes ao dia e necessidade de se evitar alimentos cariogênicos (aqueles que se aderem aos dentes favorecendo a fermentação bacteriana, como balas, chicletes, chocolates, pães, bisnaguinhas, entre outros) entram em pauta. As crianças também aprendem, de forma lúdica, a forma correta de fazer escovação.
Para a dentista Tatiana, profissional que já fez palestras em outros anos a escola, os temas são simples, mas fundamentais. “Acho muito importante o papel da escola no projeto de saúde oral. Isso mostra o comprometimento da equipe pedagógica com a saúde de seus alunos, já que a saúde começa pela boca”, diz.
Segundo a coordenadora Cristiane Fernandes, os encontros promovidos ajudam os alunos a criar uma rotina de higiene bucal dentro e fora da escola. “Além disso, criam empatia pelo dentista e ficam mais tranquilos para consulta-lo com mais frequência e sem tanta resistência”, ressalta.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.