Thais Gonzales
26 de abril de 2017 | 14h40
Ler um livro não é só conhecer a história. É preciso colocar-se no texto e tentar percorrer o caminho que o pensamento do autor percorreu. Para muitos alunos, fazer isso é um desafio. Para ajuda-los nessa jornada, o Colégio Alicerce criou o projeto “Obras literárias”.
Com foco em alunos do Ensino Médio, especialmente, em fase de preparação para o vestibular. O trabalho é conduzido pela professora Maria Cristina e é uma espécie de “plantão de dúvidas” voltado à literatura.
Segundo o coordenador Nilson Nihonmatsu, há um roteiro de análise literária, em que os alunos conseguem discutir melhor as ideias propostas pelo autor, pelo estilo literário e pela narrativa.
Esse roteiro é dividido em identificação, pesquisa (entender mais sobre o autor), estrutura da obra (assunto, mensagem, enredo, análise da “veracidade” da história, personagens, época, linguagem, estilo), observação de títulos e emoções do autor, entre outros aspectos.
Grandes autores são abordados, como José de Alencar, Camilo Castelo Branco, Machado de Assis, Jorge Amado, Aluísio de Azevedo, Graciliano Ramos e outros contos.
“Queremos aproximar nossos alunos das obras literárias, estimulá-los a ler e a reconhecer os clássicos das literaturas brasileira e universal. Além disso, com o projeto, estamos desenvolvendo nele o papel de produtor, leitor e avaliador do próprio texto, levando-o a uma atitude crítica”, ressalta o coordenador.
#ficadica
A escola consegue ir além e fazer um trabalho mais completo envolvendo as obras literárias, mas isso pode estar presente em casa também. O importante é criar oportunidades para que os alunos busquem conhecimento.
Incentive a leitura, sempre!
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.