As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Projeto cidade do trânsito

Thais Gonzales

07 de abril de 2017 | 15h59

Ensinar as crianças desde cedo sobre as regras de trânsito é um ato de cidadania e segurança. É por isso que o Colégio Alicerce inclui o tema em sua programação.

 

Há alguns anos, a equipe trabalha com o “Projeto cidade do trânsito”, que tem por objetivo orientar e educar, de forma lúdica, as crianças sobre a importância de respeitar as regras de trânsito.

 

Por meio de jogos e brincadeiras, os alunos conhecem as formas, cores e os significados do semáforo, da faixa de pedestres e a importância de tomar cuidado ao transitar pelas ruas. Aprendem as diferenças que existem no trânsito: ser pedestre, condutor, passageiro e também tem os veículos.

 

Segundo a equipe pedagógica, a educação no trânsito sendo abordada na escola faz a criança crescer com consciência, gerando uma mudança de comportamento e prevenindo acidentes mais tarde.

 

Vamos dar o exemplo?

 

A correria do dia a da e o próprio estresse causado pelos congestionamentos na cidade fazem muita gente se esquecer de que as crianças estão aprendendo e assimilando tudo em todo o tempo. Isso significa que quando estão dentro do carro também observam tudo, inclusive a nossa postura.

 

Evite buzinar sem necessidade, apressar e correr, xingar, fazer fila dupla ou estacionar em lugar proibido ou em vaga preferencial. Quando estiver no papel de pedestre, também dê o exemplo, atravessando na faixa e obedecendo os sinais, por exemplo.

 

Que tal contribuir para um trânsito mais gentil? Ações simples podem tornar os dias mais leve (leves) e, principalmente, mais seguros.

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: