As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Despertando hábitos de leitura

Thais Gonzales

28 de fevereiro de 2017 | 15h06

Alunos do 1°ano do Ensino Médio e do 1° ano do Ensino Fundamental I  participaram da 1ª Troca de livros do Colégio Alicerce, no ano passado. As trocas aconteceram em período de aula, na sala de leitura. A ideia é replicar muitas outras ações que incentivem o hábito de leitura neste ano.

Durante uma roda de conversa, os estudantes apresentaram suas leituras, falando o título, autor e um pouco sobre a história, concluindo sobre o que mais chamou a atenção em seu livro. Após a apresentação, fizeram a troca por meio de sorteio.

Segundo Silvania, responsável pelo projeto e auxiliar da Sala de Leitura, a proposta foi fomentar e inserir uma cultura de leitura por prazer na escola, de maneira descontraída e prazerosa.

“Queremos estimular práticas de leitura não somente para cumprir tarefas e obrigações, mas também o hábito da leitura como lazer, incentivando os alunos a buscar leituras que atendam às suas expectativas”, diz.

Segundo ela, a equipe está engajada em oportunizar práticas que ressaltem a leitura como função social, colocando os alunos como protagonistas e capazes de opinar acerca do que leem.

“A troca de livros nos proporcionou um momento muito prazeroso. Conseguimos plantar uma sementinha para novos hábitos de leitura”, ressalta.

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: