As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Alunos do pré fazem experiência do vulcão em erupção

Thais Gonzales

22 Novembro 2018 | 11h31

No Colégio Alicerce, os alunos são estimulados a levantar hipóteses, a buscar o conhecimento com autonomia e a compartilhar suas descobertas. É assim que a aprendizagem é construída e dá significado na vida eles.

A turma do pré vivenciou mais uma experiência que trabalhou esses aspectos. As crianças levantaram algumas questões em relação aos vulcões, como: “por que sai fumaça? De onde vem o fogo?”, entre outras. “Ao questionar e levantar hipóteses, aguçamos a curiosidade delas e adicionamos conhecimentos prévios para relacioná-los aos novos”, conta a professora Luciana.

Após um processo investigativo sobre o assunto, os alunos confeccionaram um grande vulcão usando jornal e outros materiais. Nada melhor do que uma atividade prática para completar o aprendizado. “Usando corante vermelho, bicarbonato de sódio e vinagre, simulamos a erupção. Neste momento, foi uma explosão de sentimentos e uma chuva de conhecimento para todos”, acrescenta.

Outras turmas participaram dessa experiência. “O pré fez uma apresentação detalhada com tudo o que aprendeu. Foi um momento importante, no qual os estudantes compartilharam suas descobertas e desenvolveram a habilidade de falar em público e o trabalho em equipe”, finaliza a professora.