As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

5 dicas para se preparar na reta final

Thais Gonzales

01 Novembro 2018 | 18h44

Às vésperas dos principais vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio, é importante manter a organização, o foco nos estudos, mas buscar o equilíbrio. Descansar e ter um tempo para o lazer são fundamentais para reduzir a ansiedade e garantir um bom desempenho nas provas.

Segundo o coordenador do Ensino Médio Do Colégio Alicerce, Nilson Nihonmatsu, saber fazer a gestão do tempo neste momento faz toda a diferença. “É preciso distribuir entre as horas de aula, estudo, descanso e lazer. Quando focamos demais em um único aspecto, acabamos sobrecarregando e criando tensão emocional”, explica.

A dica para a reta final é buscar atividades para descarregar a tensão e cuidar do emocional. “Muitos alunos têm domínio do conteúdo, mas vivenciam o famoso ‘branco” porque não sabem lidar com o nervosismo”, diz.

Como os pais podem ajudar

Este não é o momento de discutir possibilidades para o futuro, que dependem dos resultados concretos que só sairão em janeiro ou fevereiro.

“A última coisa que um vestibulando precisa agora é de mais pressão”, ressalta o coordenador.

  1. Mantenha o ritmo de estudos sem aumentá-lo, incluindo atividades agradáveis de lazer para descarregar e recarregar a energia emocional. No dia anterior à prova, não estude.
  2. Monte um plano de estudos. Pare e organize no papel o que já estudou e o que ainda falta revisar. A organização é fundamental.
  3. Faça a sua revisão resolvendo exercícios das provas que irá realizar.
  4. Durma bem. Manter a saúde do corpo e da mente é primordial na hora da prova.
  5. Foco no presente. A energia de hoje para os problemas de hoje. É preciso fazer esse esforço para não deixar o medo da incerteza drenar energia do trabalho mental.