Colégio Agostiniano São José tem programa de Orientação Vocacional para alunos do Ensino Médio
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Colégio Agostiniano São José tem programa de Orientação Vocacional para alunos do Ensino Médio

Vanessa Rabello

08 de outubro de 2018 | 08h49

A escolha da profissão é sempre um momento difícil. Há muitos fatores que precisam ser levados em consideração como: aptidão, mercado de trabalho, universidade, entre outros.

Sempre pensando no futuro de nossos alunos, o Colégio Agostiniano São José conta com o Programa de Orientação Vocacional.  A orientação tem duas frentes: a informativa com feiras de profissão e visitas a faculdades e a segunda com atendimentos em grupo.

Nestas reuniões, são realizados seis encontros que tem duração de uma hora e meia cada. O primeiro semestre é voltado para os alunos da terceira série do Ensino Médio, já o segundo semestre, para os alunos da segunda série.

“O momento da escolha profissional é muito complicado e reflete na história de vida do adolescente. É muito difícil se responsabilizar pela escolha, todos querem uma resposta rápida”, afirmou o psicólogo do Colégio, Roger Yamaguishi.

Nos encontros, o foco é o autoconhecimento. Os alunos têm rodas de conversas, dinâmicas de grupo e alguns testes. Cada turma conta com no máximo de 20 adolescentes e segundo Roger, os jovens são muito receptivos, acolhedores e há muita troca de experiências entre eles.

“O processo é feito de forma que o aluno faça a sua escolha e que ele se responsabilize pela opção feita”, afirmou o psicólogo.

O intuito do Programa de Orientação Profissional é oferecer aos alunos do Colégio Agostiniano São José todo o conhecimento sobre as possibilidades profissionais e suas alternativas nesta escolha tão marcante na vida do jovem.