Foto do(a) blog

O mundo gira aqui

Um guia definitivo para o ensino superior no Reino Unido

PUBLICIDADE

Foto do author Andrea Tissenbaum
Por Andrea Tissenbaum
Atualização:

Crédito: Divulgação Foto: Estadão

Para realizar o sonho de estudar fora do Brasil, é importante ter foco, persistência e sobretudo, organização. Os processos de admissão costumam envolver um cronograma puxado de datas, inscrições e envio de documentos que exige dos candidatos um certo preparo para o cumprimento de todas as etapas.

PUBLICIDADE

Mas, no Reino Unido, os processos das instituições de ensino são tão bem estabelecidos que os estudantes conseguem se preparar com antecedência.

Formado pela Grã-Bretanha (Escócia, Inglaterra e País de Gales) e Irlanda do Norte, o Reino Unido abriga três das dez melhores universidades do mundo, de acordo com a publicação especializada Times Higher Education. A excelência do sistema de ensino é reconhecida internacionalmente e, todos os anos, atrai milhares de estudantes estrangeiros.

Para aqueles que estão interessados ou planejam estudar na terra da Rainha, o British Council, organização internacional do Reino Unido para educação e relações culturais, preparou este guia definitivo. 

1. Entendendo como funciona o ensino superior

Publicidade

O ensino superior no Reino Unido é voltado a estudantes de 18 anos ou mais (na Escócia, a idade mínima é 17 anos), e está dividido em duas etapas:

  • Cursos de graduação: incluem bacharelados, preparatórios, diplomas nacionais (higher national diplomas), entre outros.

  • Cursos de pós-graduação: são os mestrados, MBAs, doutorados e outros. Normalmente, para cursá-los, você precisa ter concluído um curso de graduação.

O ano letivo começa em setembro e vai até julho do ano seguinte. Porém, algumas instituições oferecem datas de início de períodos letivos mais flexíveis, com cursos começando, por exemplo, em janeiro ou fevereiro. Saiba mais AQUI.

>> Quer informações mais detalhadas sobre instituições e cursos do Reino Unido? Confira estes sites:

Publicidade

- The official website for comparing UK higher education course data

- Universities and Colleges Admissions Service

- National Careers Service

- Prospects

2. Faça o exame de proficiência:

Publicidade

Não tem jeito: para ingressar no ensino superior britânico seu inglês precisar estar bem afiado! Essa exigência, na verdade, existe para assegurar que os alunos estrangeiros aproveitem ao máximo a experiência nas universidades britânicas.

Todos os cursos superiores e até alguns de curta duração exigem a comprovação do domínio da língua inglesa. O IELTS, que é o exame mais popular do mundo, possui, inclusive, uma versão específica para quem deseja tirar o visto britânico.

Ou seja, é muito importante que seu plano para fazer um curso no Reino Unido inclua uma preparação específica para o IELTS.

Você pode treinar o inglês no site LearnEnglish do British Council, que conta com uma rica coleção de vídeos, áudios e textos, além de uma série de dicas sobre como se preparar para os exames de proficiência.

Outra opção de preparação é o Road to IELTS, o popular curso online que oferece recursos pagos e gratuitos.

Publicidade

As universidades e faculdades britânicas têm políticas diferentes sobre o prazo de entrega do seu resultado no IELTS. Algumas instituições solicitam o resultado assim que você se inscreve para o curso, enquanto outras preferem fazer uma avaliação inicial de sua inscrição antes de pedir o certificado do IELTS. Ao montar seu plano de estudos, verifique qual é a política de cada instituição em relação ao IELTS.

3. Processo seletivo:

O processo de inscrição na educação superior do Reino Unido pode ser feito através do site Universities and Colleges Admissions Service, mais conhecido pela sigla UCAS. 

Verifique o prazo de inscrição da sua instituição. Para a maioria dos cursos o limite é janeiro, mas também há prazos mais tardios, como março ou outubro. Candidatando-se mais cedo você terá mais chances de conseguir um lugar no curso desejado.

4. Escreva sua carta de apresentação ou "supporting statement":

Publicidade

Esta é a sua chance de mostrar às universidades e faculdades por que você escolheu aquele curso e aquela instituição, e por que você seria um ótimo aluno. Escrever o supporting statement pode tomar algum tempo e é bom que seja revisado por professores, conselheiros ou pela sua família. Portanto, é válido você já ir pensando no que pretende escrever.

5. Corra atrás do visto:

Todas as questões sobre imigração e concessão de vistos para o Reino Unido são controladas pelo UK Visas and Immigration, o órgão do governo responsável pela entrada de estrangeiros nos países da região.

Atualmente, o visto é obrigatório para brasileiros que vão realizar cursos universitários, sendo recomendado entrar com o pedido pelo menos três meses antes do início das aulas. No caso de cursos universitários de graduação e pós-graduação, o estudante deve apresentar o CAS, um número de referência único que é enviado pela universidade.

Para mais informações, inclusive sobre a possibilidade de trabalhar durante os estudos, acesse este LINK.

Publicidade

6. Calcule os gastos:

Antes de efetuar sua inscrição, é fundamental que você prepare um orçamento muito detalhado, para você ter uma visão bem clara de quanto custará a experiência. O valor do curso provavelmente será a sua maior despesa, mas há outros gastos que devem ser considerados, como transporte, alimentação, compra de livros e mais.

Utilize o recurso "International Student Calculator", uma espécie de calculadora de gastos para estudantes. 

O site Education UK, do British Council, oferece uma página com dicas de planejamento financeiro e uma lista de bolsas de estudo para o Reino Unido, como a Chevening Scholarship.

E, lembre-se: keep calm and study in the UK!

Publicidade

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Siga o Blog da Tissen no Facebook e no Twitter

 Foto: Jiri Hodan via Wikimedia Commons

Fonte: British Council

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.