PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O mundo gira aqui

Programas oferecem mais de 350 bolsas para pós-graduação em várias áreas do conhecimento

Foto do author Andrea Tissenbaum
Por Andrea Tissenbaum
Atualização:

Bolsas para pós-graduação | Foto: Clay Banks, via Unsplash

Concedidas por instituições de ensino, organizações e governos, destinam-se a mestrados, doutorados, pesquisa e ensino no Canadá, China, EUA e Reino Unido.

PUBLICIDADE

É muita alegria! Vários programas de bolsa para pós-graduação ainda estão com suas inscrições abertas e o volume de oportunidades ultrapassa a marca de 350. Se você está pensando em fazer um mestrado, doutorado, pós-doutorado, passar um tempo fora do Brasil conduzindo uma pesquisa ou lecionando, o momento é precioso. Portanto, leia atentamente os editais, organize seus documentos, prepare suas cartas de motivação e de recomendação, escreva seu projeto e faça os exames necessários porque vale muito a pena tentar! 

> Estados Unidos:

1. Comissão Fulbright Brasil Parte de uma das mais prestigiadas redes de ensino superior e pesquisa do mundo, a Fulbright oferece diversas bolsas e programas nos Estados Unidos para aprimorar a formação de estudantes e pesquisadores brasileiros. As inscrições ainda estão abertas para os seguintes programas:

- Mestrado em roteiro de cinema - 23 de julho (prazo estendido): bolsa para Masters in Fine Arts (MFA) em roteiro de cinema nos EUA sem similar no Brasil.

Publicidade

- Doutorado sanduíche - 01 de agosto:  até quarenta bolsas em todas as áreas do conhecimento para brasileiros desenvolverem parte de sua pesquisa nos Estados Unidos.

- FLTA: ensinar inglês nos EUA - 01 de agosto: bolsas para jovens professores de inglês/português serem assistentes de ensino de português como segunda língua em universidades nos EUA.

- Professor e pesquisador visitante - 01 de agosto: vinte bolsas de ensino e/ou pesquisa para professores e pesquisadores de todas as áreas, com mais de sete anos de PhD.

- Professor e pesquisador visitante junior - 01 de agosto: vinte bolsas de ensino e/ou pesquisa, em todas as áreas, para professores e pesquisadores provenientes de instituições de ensino superior, com menos de sete anos de PhD.

- Saúde Pública na University of California San Diego - 01 de agosto: bolsa para professores/pesquisadores realizarem pesquisa e ministrarem aulas na área de Saúde Pública.

Publicidade

- Saúde Global na Universidade de Rutgers - 01 de agosto: ensino e pesquisa na área de saúde global para professores e pesquisadores.

- Artes na Indiana University - 01 de agosto: oportunidade para artistas e pesquisadores realizarem performances, pesquisas ou ministrarem cursos.

- Estudos Brasileiros na Universidade de Massachusetts UMASS - Amherst - 01 de agosto: oportunidade para lecionar disciplina de pós-graduação na sua área de especialidade.

- Pesquisa e ensino na Emory University  - 01 de agosto: bolsa para docência e pesquisa podendo englobar áreas como humanidades; ciência; ciências sociais; artes, direito; biomedicina; saúde pública; enfermagem e administração.

- Artes, Ciências Sociais e Humanas em Yale - 01 de setembro: destinada a professores e pesquisadores com comprovada experiência. O candidato selecionado deverá realizar pesquisa e/ou lecionar uma disciplina para pós-graduação ou graduação avançada.

Publicidade

- Cátedra Dra. Ruth Cardoso na Georgetown University - 01 de setembro: a mais prestigiosa das cátedras da Comissão Fulbright para professor e pesquisador sênior.

- Biociências na Rice University - 01 de setembro: destinada a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área, incluindo Bioquímica e Biologia Celular (BCB), Ecologia e Biologia Evolutiva (EEB) e Biologia Sistêmica, Sintética e Física (SSPB).

- Ciências do Patrimônio no National Archives and Record Administration (NARA) - 15 de outubro: para pesquisadores ou profissionais das Ciências do Patrimônio ou de áreas afins no Heritage Science Research and Testing Laboratory do National Archives and Records Administration (NARA)

2. Programa Knight-Henessy na Universidade de StanfordAs bolsas são para qualquer mestrado ou doutorado em período integral oferecido por Stanford. Cobrem integralmente os custos dos cursos e incluem um auxílio para despesas pessoais e apoio para viagem. O programa Knight-Henessy Scholars da Universidade de Stanford cultiva uma comunidade diversificada e multidisciplinar de líderes emergentes mundiais e os orienta a colaborar, inovar e se comunicar enquanto se preparam para enfrentar os complexos desafios que enfrentamos atualmente.As inscrições estão abertas até 06 de outubro. Saiba mais AQUI.

> Canadá

Publicidade

3. Programa Vanier para doutoradoOferecido pelo governo do Canadá, o Programa Vanier busca estudantes no início do doutorado com perfil de liderança. Para 2022-23, 186 bolsas, no valor de 50 mil dólares canadenses anuais, serão concedidas pelo período de três anos, nas Ciências Sociais e Humanas, Ciências Naturais, Engenharia e Saúde.As inscrições vão até 02 de novembro. Saiba mais AQUI

> China

4. Programa Schwarzman Scholars na Universidade de TsinghuaOferecidas anualmente, as bolsas Schwarzman Scholars foram criadas para preparar a próxima geração de líderes globais. É a primeira bolsa criada para responder ao cenário geopolítico do nosso século. O programa dá aos melhores e mais brilhantes estudantes do mundo a oportunidade de desenvolver suas habilidades de liderança e redes profissionais através de um mestrado de um ano na Universidade Tsinghua em Pequim, uma das mais prestigiadas da China.As inscrições estão abertas até 21 de setembro. Saiba mais AQUI.

> Reino Unido

5. Programa de bolsas CheveningDestinado a estudantes internacionais que sonham em fazer mestrado em uma universidade no Reino Unido, as bolsas Chevening oferecem apoio integral nas melhores universidades britânicas.As inscrições abrem no dia 03 de agosto e encerram em 02 de novembro. Saiba mais AQUI.

Publicidade

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais.Entre em contato: tissen@uol.com.br

Siga o Blog da Tissen no 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.