Foto do(a) blog

O mundo gira aqui

Instituto Global Attitude leva representantes da juventude brasileira ao Youth 20

PUBLICIDADE

Foto do author Andrea Tissenbaum
Por Andrea Tissenbaum
Atualização:

Delegação brasileira Youth 20 2022 | Foto: Instituto Global Attitude

Evento internacional que precede o G20 acontecera? na Indone?sia entre 17 e 24 de julho e reunira? jovens lideranc?as para discutir poli?ticas pu?blicas.

PUBLICIDADE

O Instituto Global Attitude levara? quatro jovens selecionados como representantes da juventude brasileira ao Youth 20. O evento para a juventude, precede o encontro do Grupo 20 (G20), a acontecer em Jakarta/Bandung, na Indone?sia.

Escolhidos através de um processo seletivo aberto e gratuito, a iniciativa visa reivindicar pautas importantes para os jovens brasileiros e levar os to?picos a?s discusso?es internacionais na 17a reunia?o de cu?pula do G20, dia 15 de novembro.

Os delegados, com idade entre 20 e 30 anos, esta?o em fase de preparac?a?o e levantamento das sugesto?es e pontos a serem debatidos. Conheça os quatro escolhidos:

- Karoline Muniz, 26 anos, é formada em Relações Internacionais. Especialista em Transformação Digital e Coordenadora de Projetos no Social Good Brasil, leva educação de dados para jovens do Brasil.

Publicidade

- Nathália Namede, 22 anos, estudante de Relações Internacionais, é pesquisadora em desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas. Atualmente atua como consultora na Fundação Avina, no projeto Impulsouth: Global Cooperation for Climate Change.

- Otávio Zanarde, 21 anos, é estudante de Direito em Londrina. Tem experiência em Sistemas Internacionais de Proteção de Direitos Humanos, com ênfase na tutela jurídica de minorias étnico-raciais, sexuais e deficientes.

- Salvino Oliveira, 24 anos, é Secretário Municipal de Juventude do Rio de Janeiro. Cursou Gestão Pública na UFRJ, participou da criação do PerifaConnection, uma plataforma de disputa de narrativas a partir da visão das periferias do Rio e atuou na Defensoria Pública entrando nas favelas e ouvindo as demandas dos moradores.

A delegac?a?o vai trazer ao debate internacional as minorias sociais da sociedade brasileira. Segundo Rafaela Prestes, coordenadora do projeto no Instituto Global Attitude, o objetivo era ?sair da bolha'. "Vamos ouvir a voz dos jovens e usar as reivindicac?o?es para criar medidas que possam ser aplicadas de forma inclusiva na sociedade, de acordo com a realidade de cada pai?s, atrave?s de ac?o?es do governo, do Estado e do terceiro setor".

Como era de se esperar, as semelhanças dos desejos dos juventude, independentemente da origem geográfica dos participantes, ficaram bem evidenciadas. "Muitas das pautas que eu estava pensando em levantar no debate também eram reivindicações dos delegados dos outros países. Percebo que a nossa geração esta? indo cada vez mais na direc?a?o do mesmo objetivo: um futuro sustenta?vel e inclusivo", aponta Ota?vio Zanardi. "Estar em contato com representantes internacionais parecia uma realidade distante, e esta? sendo um grande aprendizado. O Y20 conecta o meu conhecimento com a importa?ncia de discutir e falar em diversas frentes". "O desafio e? que na?o apenas precisemos pensar e discutir sobre diversas frentes, mas chegar a um consenso que seja pra?tico e aplica?vel, que possa ser implementado pelos governantes e represente a realidade dos jovens brasileiros", afirma a delegada Karoline Muniz.

Publicidade

O que e? o Youth 20 O Y20 e? o evento para jovens que precede o encontro do Grupo dos 20 (G20), que, este ano, sera? realizado na Indone?sia, entre 17 e 24 de julho. Nesta edic?a?o, o evento tera? quatro temas principais a serem debatidos entre os integrantes dos pai?ses participantes: Emprego para a Juventude, Transformac?a?o Digital, Desenvolvimento Sustenta?vel e Diversidade e Inclusa?o.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

As cu?pulas Y20 e Y7 sa?o os grupos oficiais de engajamento das cu?pulas G20 e G7, reunindo jovens li?deres que representam os pai?ses participantes. As confere?ncias permitem que os delegados se reu?nam para discutir ideias e apresentar recomendac?o?es sobre a agenda global discutida nas cu?pulas dos li?deres do G20 e G7.

Sobre o Instituto Global Attitude O Instituto Global Attitude e? uma organizac?a?o da sociedade civil de interesse pu?blico (OSCIP), com sede em Sa?o Paulo, sem fins lucrativos e apartida?rio, cuja atuac?a?o transcende fronteiras nacionais e regionais. O grupo assessora organizac?o?es, empresas e governos na promoc?a?o de cooperac?a?o internacional, inspirando, capacitando e fortalecendo processos transformativos no Brasil e no mundo. Participa, atualmente, de confere?ncias internacionais por meio do brac?o Diplomacia Civil e de projetos educacionais com empresas e entidades pu?blicas.

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais

Entre em contato: tissenglobal@gmail.com

Publicidade

Siga o Blog da Tissen no Facebook e Twitter.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.