Andrea Tissenbaum
16 de novembro de 2021 | 15h43
As candidaturas para o programa Eiffel de bolsas de excelência, desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores da França com o objetivo de atrair os melhores alunos estrangeiros para cursos de mestrado e doutorado em instituições de ensino francesas, estão abertas.
A bolsa Eiffel, que desde 1999 forma futuros líderes internacionais para atuação nos setores público e privado, contempla as seguintes áreas de estudo:
– Biologia e saúde
– Transição ecológica
– Matemática e digital
– Ciências da engenharia
– História, língua e civilização francesa
– Direito e Ciências políticas
– Economia e gestão
Além de cobrir os gastos com transporte e saúde, a bolsa oferece um auxílio mensal de 1.181 euros para o Master e de 1.700 euros para o doutorado. A duração do programa para o curso de mestrado pode variar de 12 a 36 meses e, para doutorado, 12 meses.
> Inscrições
Para se candidatar ao Master é preciso ter, no máximo, 25 anos na data de avaliação do dossiê; para o Doutorado, o limite de idade é 30 anos. Estudantes interessados em participar da seleção do programa Eiffel devem entrar em contato com a instituição de ensino francesa na qual pretendem estudar. As instituições indicarão os documentos necessários para a inscrição e, por sua vez, terão até 7 de janeiro de 2022 para encaminhar as candidaturas ao Campus France de Paris.
As candidaturas são apresentadas exclusivamente pelas instituições, que se comprometem a efetuar a inscrição dos estudantes selecionados. Candidaturas encaminhadas diretamente pelo estudante ao Campus France de Paris serão desconsideradas.
Pré-requisitos, procedimento de inscrição e benefícios do programa estão descritos detalhadamente no edital.
Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais.
Entre em contato: tissenglobal@gmail.com
Siga o Blog da Tissen no Facebook, Twitter e Instagram.
Fonte: campus France Brasil
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.