PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O mundo gira aqui

Holanda oferece bolsas de estudo exclusivas para brasileiros

Foto do author Andrea Tissenbaum
Por Andrea Tissenbaum
Atualização:

Bolsas para estudar na Holanda | Crédito: Divulgação Foto: Estadão

São mais de 70 bolsas para graduação, mestrado e MBA, destinadas exclusivamente a estudantes brasileiros. Inscrições até 01/05.

PUBLICIDADE

Esta é para você que está pensando em fazer uma graduação, mestrado ou MBA na Holanda. As inscrições para o programa Orange Tulip Scholarship - OTS estão abertas até o dia 01/05.

Voltado especialmente a estudantes brasileiros com excelente desempenho acadêmico, a edição 2019 do OTS oferece mais de 70 bolsas nas áreas de ciências biológicas e saúde, ciências exatas e tecnológicas, artes e ciências humanas. Todas para cursos lecionados em inglês e internacionalmente reconhecidos. 

As bolsas OTS incluem o valor total ou parcial da anuidade e algumas delas podem oferecer a cobertura de outros gastos, como visto e seguro de saúde. No entanto, algumas despesas como moradia e passagens aéreas, são de responsabilidade do estudante selecionado. Confira a  lista de instituições participantes do programa para saber quais custos estão incluídos na oportunidade relacionada à universidade de seu interesse. É possível candidatar-se a até quatro instituições de ensino holandesas.

> O que é preciso para candidatar-se ao programa Orange Tulip Scholarship Brazil:- Ser cidadão brasileiro (candidatos com dupla cidadania podem se candidatar, mas participarão do processo como cidadãos brasileiros)- Apresentar excelente desempenho acadêmico- Ter obtido o grau necessário para cursar o programa desejado (bacharelado requer diploma de ensino médio, mestrado requer diploma de bacharelado)- Não estar atualmente estudando ou trabalhando na Holanda- Ter fluência escrita e oral em inglês (certificado de proficiência será exigido)- Estar atualmente no processo de admissão ou já ter sido admitido em alguma instituição de ensino superior holandesa participante do programa

Publicidade

>> Documentos frequentemente exigidos pelas universidades:- Tradução juramentada para a língua inglesa do diploma e histórico escolar (candidatos a graduação devem apresentar diploma de ensino médio, candidatos ao mestrado ou MBA devem apresentar diploma de graduação)Obs. caso o candidato ainda não tenha o diploma de graduação em mãos, é suficiente enviar uma carta da universidade brasileira (em inglês) comprovando que está em processos de conclusão dos estudos. A carta deve mencionar a data prevista para que sejam cumpridos os requisitos necessários para a conclusão do curso.- Exame de proficiência em inglês: TOEFL iBT ou IELTS- Currículo mais recente em inglês- Carta de motivação em inglês- Cartas de referência (mestrados e MBAs - verificar no detalhamento da bolsa de seu interesse a quantidade de recomendações requeridas)- Cópia autenticada do passaporte (apenas página com dados pessoais)

As universidades participantes podem ter diferentes critérios de seleção. Candidatos devem conferir diretamente com a instituição de ensino quais são os documentos/exames exigidos por cada programa.

Leia o passo a passo para apresentar sua candidatura ao Orange Tulip Scholarship Brazil 2019 AQUI. Saiba tudo sobre as bolsas OTS AQUI

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais.Entre em contato: tissen@uol.com.br

Siga o Blog da Tissen no 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.