Andrea Tissenbaum
16 de janeiro de 2019 | 11h59
Esta é para você que está pensando em fazer uma graduação, mestrado ou MBA na Holanda. As inscrições para o programa Orange Tulip Scholarship – OTS estão abertas até o dia 01/05.
Voltado especialmente a estudantes brasileiros com excelente desempenho acadêmico, a edição 2019 do OTS oferece mais de 70 bolsas nas áreas de ciências biológicas e saúde, ciências exatas e tecnológicas, artes e ciências humanas. Todas para cursos lecionados em inglês e internacionalmente reconhecidos.
As bolsas OTS incluem o valor total ou parcial da anuidade e algumas delas podem oferecer a cobertura de outros gastos, como visto e seguro de saúde. No entanto, algumas despesas como moradia e passagens aéreas, são de responsabilidade do estudante selecionado. Confira a lista de instituições participantes do programa para saber quais custos estão incluídos na oportunidade relacionada à universidade de seu interesse. É possível candidatar-se a até quatro instituições de ensino holandesas.
> O que é preciso para candidatar-se ao programa Orange Tulip Scholarship Brazil:
– Ser cidadão brasileiro (candidatos com dupla cidadania podem se candidatar, mas participarão do processo como cidadãos brasileiros)
– Apresentar excelente desempenho acadêmico
– Ter obtido o grau necessário para cursar o programa desejado (bacharelado requer diploma de ensino médio, mestrado requer diploma de bacharelado)
– Não estar atualmente estudando ou trabalhando na Holanda
– Ter fluência escrita e oral em inglês (certificado de proficiência será exigido)
– Estar atualmente no processo de admissão ou já ter sido admitido em alguma instituição de ensino superior holandesa participante do programa
>> Documentos frequentemente exigidos pelas universidades:
– Tradução juramentada para a língua inglesa do diploma e histórico escolar (candidatos a graduação devem apresentar diploma de ensino médio, candidatos ao mestrado ou MBA devem apresentar diploma de graduação)
Obs. caso o candidato ainda não tenha o diploma de graduação em mãos, é suficiente enviar uma carta da universidade brasileira (em inglês) comprovando que está em processos de conclusão dos estudos. A carta deve mencionar a data prevista para que sejam cumpridos os requisitos necessários para a conclusão do curso.
– Exame de proficiência em inglês: TOEFL iBT ou IELTS
– Currículo mais recente em inglês
– Carta de motivação em inglês
– Cartas de referência (mestrados e MBAs – verificar no detalhamento da bolsa de seu interesse a quantidade de recomendações requeridas)
– Cópia autenticada do passaporte (apenas página com dados pessoais)
As universidades participantes podem ter diferentes critérios de seleção. Candidatos devem conferir diretamente com a instituição de ensino quais são os documentos/exames exigidos por cada programa.
Leia o passo a passo para apresentar sua candidatura ao Orange Tulip Scholarship Brazil 2019 AQUI. Saiba tudo sobre as bolsas OTS AQUI.
Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais.
Entre em contato: tissen@uol.com.br
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.