PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O mundo gira aqui

Grupo Coimbra oferece bolsas para pesquisa na Europa

Foto do author Andrea Tissenbaum
Por Andrea Tissenbaum
Atualização:

Bolsas do Grupo Coimbra para pesquisa na Europa | Foto: Dollar Gill, via Unsplash

São diversas bolsas para jovens jovens professores e pesquisadores de universidades da América Latina em 10 países europeus. Inscrições até 31/03.

PUBLICIDADE

As inscrições para o Programa de Bolsas do Grupo Coimbra para Jovens Professores e Pesquisadores de Universidades da América Latina estão abertas. A iniciativa, lançada pela primeira vez em 2004, oferece subsídios para pesquisas de curta duração e visa favorecer o intercâmbio entre acadêmicos europeus e latino-americanos.

O Grupo Coimbra é uma associação de 39 universidades europeias. Confira quais participam nesta edição do programa:

- Universidade de Coimbra (Portugal)- Universidad de Granada (Espanha)- Universidad de Salamanca (Espanha)- Karl Franz University of Graz (Áustria)- Alexandru Ioan Cuza University of Ia?i (Romênia)- Friedrich Schiller University Jena (Alemanha)- Jagiellonian University Krakow (Polônia)- KU Leuven (Bélgica)- Università di Padova (Itália)- Università di Pavia (Itália)- Università di Siena (Itália)- Université de Poitiers (França)- University of Tartu (Estônia)

>> Requisitos para os candidatos:

Publicidade

- Ter nacionalidade e ser residente em um país latino-americano (candidatos que já vivem e / ou estudam na Europa não serão considerados).- Ter um diploma universitário.- Estar vinculado como professor ou pesquisador a uma universidade da América Latina reconhecida pelas autoridades do país.- Inscrever-se em apenas uma instituição de ensino.- Enviar uma carta de aceitação ou e-mail do tutor / parceiro com quem o programa de trabalho será realizado na instituição anfitriã.- Ter nascido em ou após 1 de janeiro de 1980.

As inscrições devem ser feitas em inglês até o dia 31 de março de 2020, no site do Grupo Coimbra. Inscrições para as universidades de Granada e Salamanca podem ser feitas em espanhol e para a Universidade de Coimbra, em português.

As datas da visita na universidade anfitriã em 2020-2021 serão acordadas com o tutor ou universidade parceira, assim como todos os detalhes práticos, como pagamento da bolsa, certificados e procedimentos de visto.

A seleção dos candidatos será realizada pelas universidades anfitriãs. O escritório do Grupo Coimbra informará os resultados até o final de maio de 2020. Candidatos aprovados, atualmente empregados por uma universidade, serão responsáveis por garantir que sua instituição de origem lhes conceda licença para realizar a visita proposta.

>> Critérios para a seleção final:

Publicidade

- Habilidades acadêmicas do candidato.- Experiência como professor ou / e pesquisador.- Avaliação do Curriculum Vitae.- Coerência entre o programa proposto pelo candidato, sua experiência e formação acadêmica.- Benefícios imediatos da visita de pesquisa para o futuro acadêmico e científico do candidato e das instituições anfitriãs.

Leia o edital e confira todos os detalhes desta oportunidade AQUI. Para mais informações entre em contato com Catarina Moleiro Moleiro@coimbra-group.eu.

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionaisEntre em contato: tissen@uol.com.br

Siga o Blog da Tissen no 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.