Andrea Tissenbaum
05 de março de 2020 | 08h27
As inscrições para o Programa de Bolsas do Grupo Coimbra para Jovens Professores e Pesquisadores de Universidades da América Latina estão abertas. A iniciativa, lançada pela primeira vez em 2004, oferece subsídios para pesquisas de curta duração e visa favorecer o intercâmbio entre acadêmicos europeus e latino-americanos.
O Grupo Coimbra é uma associação de 39 universidades europeias. Confira quais participam nesta edição do programa:
– Universidade de Coimbra (Portugal)
– Universidad de Granada (Espanha)
– Universidad de Salamanca (Espanha)
– Karl Franz University of Graz (Áustria)
– Alexandru Ioan Cuza University of Iaşi (Romênia)
– Friedrich Schiller University Jena (Alemanha)
– Jagiellonian University Krakow (Polônia)
– KU Leuven (Bélgica)
– Università di Padova (Itália)
– Università di Pavia (Itália)
– Università di Siena (Itália)
– Université de Poitiers (França)
– University of Tartu (Estônia)
>> Requisitos para os candidatos:
– Ter nacionalidade e ser residente em um país latino-americano (candidatos que já vivem e / ou estudam na Europa não serão considerados).
– Ter um diploma universitário.
– Estar vinculado como professor ou pesquisador a uma universidade da América Latina reconhecida pelas autoridades do país.
– Inscrever-se em apenas uma instituição de ensino.
– Enviar uma carta de aceitação ou e-mail do tutor / parceiro com quem o programa de trabalho será realizado na instituição anfitriã.
– Ter nascido em ou após 1 de janeiro de 1980.
As inscrições devem ser feitas em inglês até o dia 31 de março de 2020, no site do Grupo Coimbra. Inscrições para as universidades de Granada e Salamanca podem ser feitas em espanhol e para a Universidade de Coimbra, em português.
As datas da visita na universidade anfitriã em 2020-2021 serão acordadas com o tutor ou universidade parceira, assim como todos os detalhes práticos, como pagamento da bolsa, certificados e procedimentos de visto.
A seleção dos candidatos será realizada pelas universidades anfitriãs. O escritório do Grupo Coimbra informará os resultados até o final de maio de 2020. Candidatos aprovados, atualmente empregados por uma universidade, serão responsáveis por garantir que sua instituição de origem lhes conceda licença para realizar a visita proposta.
>> Critérios para a seleção final:
– Habilidades acadêmicas do candidato.
– Experiência como professor ou / e pesquisador.
– Avaliação do Curriculum Vitae.
– Coerência entre o programa proposto pelo candidato, sua experiência e formação acadêmica.
– Benefícios imediatos da visita de pesquisa para o futuro acadêmico e científico do candidato e das instituições anfitriãs.
Leia o edital e confira todos os detalhes desta oportunidade AQUI. Para mais informações entre em contato com Catarina Moleiro Moleiro@coimbra-group.eu.
Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais.
Entre em contato: tissen@uol.com.br
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.