PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O mundo gira aqui

França oferece mais de 1.500 vagas para doutorado

Foto do author Andrea Tissenbaum
Por Andrea Tissenbaum
Atualização:

Formatura de Doutores na Universidade Sorbonne | Foto: CamilleStromboni, via Wikimedia Commons

Interessados em realizar seus estudos e pesquisa na Franc?a devem aproveitar as pro?ximas semanas para enviar suas candidaturas via Campus France.

PUBLICIDADE

Brasileiros interessados em realizar um doutorado na Franc?a devem aproveitar as pro?ximas semanas para enviar suas candidaturas. No cata?logo de escolas doutorais do Campus France Brasil, e? possi?vel acessar mais de 1.500 chamadas abertas para doutorado pleno, po?s- doutorado e esta?gio de mestrado nas mais diversas a?reas. A maior parte das ofertas prevê financiamento via contrato doutoral ou bolsa de estudos.

Para verificar os pre?-requisitos e datas limites de inscric?a?o, e? preciso acessar o site do Campus France. Ali, ale?m de acessar as vagas existentes, os pesquisadores tambe?m podem conhecer as diferentes linhas de pesquisa das escolas, crite?rios de selec?a?o, documentos necessa?rios e exigências do idioma, que variam entre as instituições de ensino. Saiba mais AQUI.

Anualmente, a Franc?a investe cerca de 48 bilho?es de euros em pesquisa, ou seja, 2,24% de seu PIB. Existem 270 escolas doutorais ligadas a 2500 laborato?rios de pesquisa pu?blicos espalhados por todo o pai?s. Cerca de 42% dos doutorandos na França sa?o estrangeiros.

O país oferece inu?meros mecanismos de financiamento para doutorandos internacionais. Uma ferramenta u?til para buscá-los e? o cata?logo de bolsas do Campus France Brasil, onde constam 83 oportunidades disponi?veis para brasileiros. Vale dizer que o doutorado na França pode ser conclui?do em tre?s anos e a taxa de inscrição anual é de 380 euros.

Publicidade

Futuros doutorandos tambe?m podem verificar junto a? escola, a possibilidade de estabelecer um contrato doutoral e trabalhar como pesquisadores durante seus estudos. Outras instituic?o?es que podem assinar contratos sa?o a Age?ncia Nacional de Pesquisa ou o?rga?os franceses de pesquisa, como o Cnes, CNRS e CEA, entre outros. Além disso, também podem buscar financiamento junto à empresas ou à Unia?o Europeia. Saiba mais AQUI.

Quem deseja conhecer os setores de ponta da pesquisa francesa, aprender o idioma e ainda estabelecer uma rede de contatos com laborato?rios, empresas, cientistas e professores, pode participar dos programas de curta durac?a?o French + Sciences, a um custo bastante razoável.

Organizados pelo Campus France, os French & Sciences sa?o ministrados em ingle?s e te?m durac?a?o de três ou quatro semanas. A programac?a?o inclui confere?ncias, debates, visitas te?cnicas, apresentac?ões de oportunidades de estudos, tutoria individual, aulas de france?s e atividades culturais.

Sobre o Campus France Brasil Presente em mais de 110 pai?ses, Campus France e? a age?ncia governamental francesa responsa?vel pela promoc?a?o do ensino superior, o acolhimento e a mobilidade internacional. A age?ncia e? ligada aos ministe?rios franceses da Educac?a?o e das Relac?o?es Exteriores. No Brasil, esta? vinculada ao Servic?o de Cooperac?a?o e de Ac?a?o Cultural da Embaixada da Franc?a.A age?ncia Campus France Brasil oferece orientac?a?o personalizada e gratuita aos interessados em estudar na Franc?a, e tambe?m centraliza o procedimento de candidatura para grande parte das universidades do pai?s europeu. Atualmente, conta com escrito?rios em Sa?o Paulo, Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionaisEntre em contato: tissen@uol.com.br

Publicidade

Siga o Blog da Tissen no Facebook e Twitter.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.