Embaixada dos EUA oferece curso de inglês para indígenas na região amazônica brasileira

Embaixada dos EUA oferece curso de inglês para indígenas na região amazônica brasileira

Andrea Tissenbaum

29 de junho de 2022 | 08h43

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

São 140 vagas para o programa Access Amazon que vai alinhar questões ambientais ao aprendizado do idioma. Inscrições ate 25/07.

As inscrições para o programa Access Amazon, que vai ensinar língua inglesa para 140 indígenas, de 18 a 35 anos, residentes nos estados da Amazônia Legal, estão abertas.

O programa é uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, por meio do Escritório Regional de Ensino de Língua Inglesa (RELO), e conta com a implementação do Grupo +Unidos e apoio estratégico da PPA – Plataforma Parceiros pela Amazônia.

O curso on-line vai acontecer de setembro de 2022 a junho de 2023 e tem objetivo de expandir o potencial de liderança e conhecimento dos participantes em causas ambientais.

Caso haja vagas, em ordem de prioridade, também serão aceitas inscrições de ativistas, acadêmicos e profissionais engajados em assuntos de sustentabilidade na região, bem como ribeirinhos, quilombolas e indígenas residentes em outras regiões do Brasil.

Interessados devem ter nível básico de inglês para se candidatar no programa pelo site +Unidos até 25 de julho.

Durante os encontros virtuais, os participantes vão vivenciar o idioma enquanto compartilham suas experiências e práticas em relação ao meio ambiente e questões da Amazônia, seus povos e culturas.

“Com um melhor domínio do inglês, eles poderão advogar em causa própria e também por suas comunidades em nível internacional, além de estar melhor preparados para oportunidades em que o idioma é pré-requisito”, ressalta a diretora do Escritório Regional de Língua Inglesa, Maria Snarski.

Daniel Grynberg, diretor Executivo do Grupo +Unidos, enfatiza que “queremos fazer com que o idioma realmente impacte na vida de quem vive nos diferentes estados da Amazônia Legal”, promovendo a inclusão social.

Sobre o programa Access 
O programa Access é oferecido pelo Departamento de Estado dos EUA em mais de 86 países. No Brasil, já beneficiou mais de 3.000 participantes desde seu início em 2008. Access Amazon é mais uma iniciativa da parceria entre a Embaixada e Consulados dos EUA e o Grupo +Unidos.

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionaisEntre em contato: tissenglobal@gmail.com

Siga o Blog da Tissen no LinkedinInstagram, Facebook e Twitter.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.